AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores querem informações sobre obras no Cemitério da Saudade

Reunião aberta ao público será dia 5/3, às 19h, no Plenário Amynthas de Barros

quarta-feira, 4 Março, 2015 - 00:00
Os velórios estão fechados desde dezembro do ano passado - Imagem: Portal PBH

Os velórios estão fechados desde dezembro do ano passado - Imagem: Portal PBH

Os custos e prazos envolvidos na reforma e ampliação do Cemitério da Saudade, região Leste, serão assunto de audiência da Comissão de Administração Pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta quinta-feira (5/3), às 19h, no Plenário Amynthas de Barros. Os velórios estão fechados desde dezembro do ano passado e as obras foram paralisadas em função de um aditivo no valor do contrato com a empresa que realiza as melhorias.

As obras incluem a construção de quatro novos velórios, uma lanchonete, uma guarita, um almoxarifado, novo projeto de paisagismo e implantação de rede tubular de drenagem. A Fundação de Parques Municipais teria informado que a expectativa de retomada dos trabalhos era na primeira quinzena de março, com entrega em 30 dias.

De acordo com o autor do requerimento, vereador Professor Wendel (PSB), o atraso nas obras de reforma do cemitério, além da ausência de espaços adequados para a realização de velórios, vem causando muitos transtornos à população, que tem que providenciar outros locais para velar seus entes.
O Cemitério da Saudade é o segundo maior de Belo Horizonte, com uma média de 261 sepultamentos por mês. Ele foi construído em 1942 com o objetivo de abrigar a população carente da cidade que desejava obter um jazigo perpétuo, mas que não tinha acesso ao Cemitério do Bonfim.

Foram convidados para o debate representantes das secretarias municipais de Governo e de Obras e Infraestrutura, Fundação de Parques Municipais, Ministério Público, Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Diretoria de Necrópoles, Divisão de Necrópoles II, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Conselho Distrital de Saúde Leste e Associação dos Moradores do Bairro Saudade.

Superintendência de Comunicação Institucional