VISITA E AUDIÊNCIA

CPI das cancelas vai ao Condomínio Fazenda da Serra na Pampulha

Parlamentares vão fiscalizar o fechamento irregular de vias públicas no local

terça-feira, 20 Outubro, 2015 - 00:00

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) vai verificar in loco denúncias de ocupação irregular de via pública por condomínio particular na região da Pampulha. Localizado nas proximidades do Parque Municipal Cássia Eller, o Condomínio Fazenda da Serra teria instalado cancelas e guaritas em via pública, restringindo o livre acesso da população ao equipamento público. Após a visita, será realizada audiência pública no local para debater a situação junto aos moradores. Previstas para a próxima quinta-feira (22/10), as atividades marcarão o início de uma série de visitas técnicas e audiências públicas a serem realizadas pela CPI das Cancelas, criada para estudar o tema e apurar possíveis abusos e descumprimentos da legislação vigente.

Em horário noturno, para facilitar a participação popular, a visita ao Condomínio Fazenda da Serra terá início às 18h30. O empreendimento está instalado na Av. Presidente Tancredo Neves, 2010, no Bairro Paquetá (regional Pampulha). Conforme denúncias, a presença de guaritas e cancelas na via pública, colocadas pelo condomínio, estaria limitando o acesso de cidadãos não residentes no local ao Parque Municipal Cássia Eller. Após a visita, os vereadores darão início à audiência pública, a partir das 20h. A atividade deve acontecer nas áreas livres do Parque Cássia Eller.

Agenda

Nas próximas semanas, será discutida a ocupação irregular de vias públicas pelo condomínio Clube dos Caçadores, no Bairro Mangabeiras, na região centro-sul da capital. Com entrada pela Av. Bandeirantes, próxima à portaria do Minas Tênis Clube II, o condomínio envolve diversas ruas e áreas públicas, controlando o acesso de pessoas não residentes no local. Os vereadores também vão ao Condomínio Henrique Silva Araújo, no dia 5/11, às 18h30, e farão audiência pública no mesmo local, às 20h. Já no dia 12/11, será realizada visita técnica, às 18h30, ao Condomínio Santos Dumont, no Bairro Padre Eustáquio, e audiência pública, no mesmo condomínio, às 20h.

A CPI das cancelas se reúne, regularmente, às terças-feiras, às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes, composta por sete membros titulares e seus respectivos suplentes:

1.       Joel Moreira Filho (PTC) - Juliano Lopes (PTC)

2.        Henrique Braga (PSDB) - Pablo César Pablito (PSDB)

3.       Pedro Patrus (PT) - Juninho Paim (PT)

4.       Leonardo Mattos (PV) - Lúcio Bocão (PP)

5.       Jorge Santos (PRB) - Gilson Reis (PCdoB)

6.       Autair Gomes (PSC) - Veré da Farmácia (PSDC)

7.       Heleno (PHS) - Elvis Côrtes (SD)

Superintendência de Comunicação Institucional