CENTRO DE SAÚDE

Comissão considera estrutura satisfatória em unidade no Santa Mônica

Foram encontrados problemas pontuais, como falta de alguns medicamentos e de espaço físico

segunda-feira, 12 Junho, 2017 - 15:45
Vereador verifica disponibilização de medicamentos pelo Centro de Saúde Santa Mônica

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Dando continuidade às vistorias a unidades de saúde da capital, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou, nesta segunda-feira (12/6), visita técnica ao Centro de Saúde Santa Mônica, na Região da Pampulha. Quanto à estrutura, o posto apresenta condições satisfatórias, demandando apenas a solução de questões pontuais, como a falta de espaço físico, a necessidade de pintura e de reparos; também faltam alguns medicamentos e insumos. Na próxima segunda (19/6), a comissão entregará à Secretaria Municipal de Saúde um relatório identificando as principais demandas do posto, para que sejam tomadas as devidas providências.

Totalizando 18,2 mil usuários cadastrados e cerca de 400 atendimentos por dia, o Centro de Saúde Santa Mônica possui cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF) completas, incluindo médico, enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde (ACSs).

O posto também possui equipes de apoio, incluindo psicólogo, pediatra e clínico. No momento, falta um ginecologista na unidade. O centro de saúde conta, ainda, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): fonoaudiólogo, técnico de odontologia, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta e educador físico. A equipe de Zoonoses está completa, com sete agentes de controle de endemias (ACEs) e um encarregado. O posto possui 14 consultórios.

Segundo a gerente do Centro de Saúde Santa Mônica, o Centro de Saúde Santa Mônica tem como parceiros a UFMG, a equipe de residência do Hospital Odilon Behrens e a equipe de estágio da Unifenas.

Material odontológico e medicamentos

Quanto à disponibilização de medicamentos e insumos no posto, estão em falta soro nasal, AAS, carvedilóides, gazinha e algodão.

Na odontologia, falta ácido, lima 15 e 10, luva P e gazinha. Nesta segunda, não foi oferecido atendimento pleno nos consultórios, devido ao estrago de um cano de uma das cadeiras, que paralisou o funcionamento das demais. De acordo com a gestão do posto, o problema será resolvido pela engenharia clínica ainda nesta segunda. Outro problema apontado foi a falta de biombos, a fim de tornar o atendimento mais individualizado. A equipe da odontologia é composta por quatro dentistas.

Outras demandas

Também é necessária a aquisição de mais um computador, para dinamizar o atendimento, além de pintura, limpeza, reforma do telhado e de portas de banheiros, organização e aumento do espaço físico e melhoria das condições de trabalho na área de farmácia. O barulho de um compressor em área externa incomoda profissionais e usuários em todas as salas.Outro problema constatado no Centro de Saúde Santa Mônica refere-se à segurança. No local, são feitas somente rondas pela Guarda Municipal.

Na visita, os usuários também reivindicaram a capina de um lote da PBH, nas imediações do posto, e a construção de um passeio. Falaram, ainda, que faltam uniformes para os ACEs, que vão até as residências para realizar o seu trabalho.

Encaminhamentos

Conforme avaliou o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), que requereu a visita, o Centro de Saúde Santa Mônica não apresenta situação tão precária como outras unidades, não demandando maiores intervenções estruturais. Contudo, é preciso resolver o problema da falta de medicamentos e insumos. “São questões pontuais, que não comprometem o atendimento aos usuários. Além disso, as equipes estão completas, faltando somente um ginecologista, cuja contratação já foi aprovada pela PBH”, destacou.

Ao final da vistoria, o vereador informou que, na próxima segunda-feira (19/6), entregará pessoalmente à Secretaria Municipal de Saúde um relatório da visita, identificando as principais demandas apresentadas, visando ações imediatas.  

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157681961079554,size=s]