AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores vão discutir atuação de seguranças em boates e casas noturnas

Em pauta, cumprimento da legislação e capacitação de vigilantes. Morte de jovem no Olhos D’Água acendeu alerta para o problema

sexta-feira, 22 Setembro, 2017 - 18:00
Silhuetas de pessoas sobre fundo de luzes coloridas, remetendo a um ambiente de boate

Free-Photos - Licença Creative Commons

O tema da segurança em boates e casas noturnas estará em debate na Câmara de BH na próxima terça-feira (26/9). Promovida pela Comissão de Administração Pública, a audiência ocorre na às 13h30, no Plenário Camil Caram. O assunto voltou à pauta da sociedade quando, no início do mês, os jornais registraram a morte de um jovem na boate Hangar 677, situada no Bairro Olhos D’água, na Regional Barreiro. Pessoas ligadas à vítima não descartaram a hipótese do óbito estar associado a supostas agressões praticadas pelos agentes de segurança, que negaram qualquer desvio. A polícia ainda investiga o caso.

Um dos autores do requerimento, o vereador Pedro Bueno (Pode) lamentou o episódio e destacou que esse não é um caso isolado, o que demanda a intervenção do poder público para assegurar a tranquilidade e o bem-estar das pessoas que frequentam os estabelecimentos. Ainda segundo o parlamentar, normativas estabelecidas em nível federal disciplinam a atuação de vigilantes e devem ser respeitadas para garantir condições de efetiva segurança nas casas noturnas. A proposta, nesse sentido, é que a audiência coloque em debate a aplicação das normas no município e as perspectivas para garantir melhorias no funcionamento das boates. Além de Pedro Bueno, também assinaram o requerimento para a reunião os vereadores Dr. Nilton (Pros), Elvis Côrtes (PSD), Fernando Borja (PTdoB), Preto (DEM) e Reinado Gomes (PMDB).  

Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Policia Militar, da Guarda Municipal, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Ministério Público.

Superintendência de Comunicação Institucional