Comissão vai discutir impactos de mudança no zoneamento em Vargem das Flores
Adensamento pode ter impactos negativos, já que local abriga cerca de 500 nascentes, responsáveis pelo abastecimento de 10% da Grande BH
Imagem: Mapa Google - Digital Globe 2017
A possibilidade de transformar a zona rural da Vargem das Flores em uma área urbana será tema de debate em audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, nesta sexta-feira (20/10). De acordo com o autor do requerimento, vereador Edmar Branco (PTdoB), o adensamento populacional pode ter impactos negativos, já que o local abriga cerca de 500 nascentes, responsáveis pelo abastecimento de10% da Grande BH. A atividade será às 15h, no Plenário Helvécio Arantes.
A represa Vargem das Flores, ou Várzea das Flores, como também é conhecida, encontra-se entre os municípios de Contagem e Betim. Proposta pela Prefeitura de Contagem, a possibilidade de transformar a zona rural em uma área urbana flexibiliza as construções, abrindo espaço para implantação de condomínios residenciais e até mesmo empresas e indústrias onde hoje é área verde.
De acordo com Edmar Branco, o adensamento populacional pode ter impactos negativos, já que o local abriga recursos hídricos importantes para o suprimento de Belo Horizonte e de outros municípios da Região Metropolitna. “A alteração no zoneamento, caso aprovada, poderá trazer resultados negativos no abastecimento de água da Capital, além de ampliar o impacto ambiental na Bacia da Pampulha, trazendo consequências negativas para mais de 150 mil famílias”, alegou Branco.
Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes das Secretarias Municipais de Governo, de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, da Copasa, da Associação de Proteção e Defesa das Águas de Vargem das Flores (Aprovargem) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Contagem.
Superintendência de Comunicação Institucional