OCUPAÇÕES IRREGULARES

No Cachoeirinha, ocupação de trincheira por população de rua preocupa moradores

Em visita técnica da Comissão de Direitos Humanos, PBH propôs ação articulada das pastas de Regulação Urbana, Saúde e Assistência Social

quinta-feira, 3 Maio, 2018 - 17:15

Foto: Marcelo Caciono / CMBH

A ocupação da Trincheira Celso Mello, que corta a Avenida Antônio Carlos e dá acesso à Bernardo Vasconcelos, por pessoas em situação de rua tem preocupado moradores do Bairro Cachoeirinha. O problema perdura há anos, segundo a comunidade, e levou a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor a realizar visita técnica ao local, na manhã desta quinta-feira (3/5), acompanhada de representantes da PBH. Na ocasião, ficou acordada a execução de políticas assistenciais em amparo às famílias ali instaladas. A atividade foi requerida pelo vereador Cláudio Duarte (PSL).

Ocupação irregular 

O engenheiro João Augusto e outros moradores do Cachoeirinha precisaram alterar sua rotina, em função da sensação de insegurança decorrente das ocupações irregulares na Trincheira Celso Mello. João corre na Avenida Bernardo Vasconcelos há mais de 14 anos e disse ver o número de moradores em situação de rua e dependentes químicos aumentar consideravelmente no baixio do viaduto. Segundo ele, sentindo-se acuada, a população prefere passar por dentro da pista de rolamento, colocando a própria segurança em risco. 

De acordo com o tenente Alexsandro Egídio, a localidade, que fica na divisa da área de batalhões, passa por abordagens diárias, contudo moradores têm cobrado medidas de desobstrução do passeio e reavivamento da área. 

Programa em Par

Após divulgação do levantamento feito pela PBH no final do ano passado, que aponta o acréscimo no contingente de moradores em situação de rua na capital, autoridades têm se mobilizado pela adoção de políticas públicas que promovam o acolhimento e a ressocialização da população itinerante e de dependentes químicos. Os apontamentos foram realizados por representantes das Administrações Regionais Nordeste e Noroeste, que defenderam a implantação no Cachoeirinha do “Programa em Par”, no qual ex-moradores de rua dão suporte à abordagem dos desabrigados, facilitando o diálogo e o encaminhamento de medidas protetivas.

Ao mesmo tempo, foram defendidos ainda o desenvolvimento de ações intersetoriais nas frentes de Assistência Social, Regulação Urbana e Saúde, que atualmente age por meio do Consultório de Rua, instituído pela Política Nacional de Atenção Básica. 

Ao final da visita, o vereador Cláudio Duarte avaliou positivamente os encaminhamentos sugeridos e reiterou o compromisso de continuar acompanhando o caso.

Superintendência de Comunicação Institucional