Comissão irá ao Bairro Vila Pinho debater reforma de escola municipal
Audiência será realizada no próprio local no período noturno, facilitando a participação dos interessados
Foto: Leandro Henrique/Portal PBH
A necessidade de reformas no bloco III da Escola Municipal CIAC Lucas Monteiro Machado, localizada na Regional Barreiro, será debatida na próxima terça-feira (26/6) por solicitação da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Municipal. Para facilitar a participação da comunidade escolar e das famílias dos afetados, que somam cerca de 1.000 alunos divididos em 34 turmas de ensino fundamental, a audiência pública externa será realizada no próprio local, a partir das 19h. A instituição fica na Rua Otaviano de Carvalho, nº 12, Bairro Vila Pinho.
Para justificar a realização da audiência, o requerente e integrante da comissão Gilson Lula Reis (PCdoB) aponta a necessidade urgente de reformas no Bloco III, que se encontra desativado, contemplando a rede elétrica, cantina, portas, janelas e instalações sanitárias, além de 17 salas de aula. Segundo o vereador, devido às deficiências estruturais do equipamento, crianças e adolescentes do ensino fundamental que residem no entorno estão sendo atendidos em outras escolas da região, onerando os cofres públicos e o orçamento familiar dos alunos atingidos pela interdição, tendo em vista a necessidade do deslocamento até as unidades substitutas.
A unidade foi objeto de visita técnica da mesma comissão no último dia 16 de abril, também requerida por Gilson Lula Reis, na qual foi constatada a necessidade de uma ampla reforma. Na ocasião, além dos problemas na rede elétrica e a desativação do refeitório e das salas de aula do referido bloco, fechados há alguns anos, foram relatadas inadequações na biblioteca, laboratórios, auditório e quadra de esportes, que atualmente estão fora de funcionamento.
Convidados
Para ouvir as reivindicações da comunidade escolar e da diretoria da Escola Municipal, avaliando a necessidade e a possibilidade das intervenções, são aguardados representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência da Rede Física da pasta; Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); Coordenadoria Regional Municipal do Barreiro e respectiva Diretoria de Educação.
Superintendência de Comunicação Institucional