Denúncias sobre carência de insumos no Julia Kubitschek preocupam vereadores
Pedido de esclarecimentos sobre a real situação do hospital será encaminhado aos órgãos responsáveis
Foto: Bernardo Dias
A falta de medicamentos e de materiais hospitalares básicos, como luvas de procedimento e fitas de esterilização, e a ausência de investimento no Hospital Julia Kubitschek, situado na Regional Barreiro, foi o foco da audiência pública realizada nesta quinta-feira (12/7) pela Comissão de Saúde e Saneamento. A preocupação dos parlamentares é que a unidade estadual, referência no tratamento de tuberculose, tenha seu funcionamento comprometido por conta de sua condição deficitária.
Convidado para participar da reunião, o diretor do Hospital Julia Kubitschek Antônio Carlos Cioffi não compareceu para prestar os esclarecimentos solicitados sobre a situação do espaço. Também não estiveram presentes à audiência as autoridades municipais convidadas. Membro da Comissão de Saúde, o vereador Hélio da Farmácia (PHS) lamentou a ausência de representantes do Julia Kubitschek e ressaltou que, durante visita técnica realizada pela Comissão ao hospital, foram confirmadas as deficiências de insumos e detectadas obras inacabadas e salas de atendimento paralisadas.
De acordo com a representante do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, Neuza Freitas, a situação da falta de materiais e de investimento no hospital já é antiga, e não há informação oficial sobre o possível fechamento da unidade. Ao contrário, ela trouxe notícias sobre a liberação de cerca de R$7 milhões pela Caixa Econômica Federal para investimento no hospital.
Diante da ausência de representantes da direção do Hospital que pudessem repassar dados institucionais sobre a real situação da unidade de saúde, o vereador Pedrão do Depósito (PPS), ao final do encontro, afirmou que será encaminhado pedido de informação à Secretaria Estadual de Saúde e à Fhemig sobre as denúncias recentes das más condições de funcionamento do Hospital Julia Kubitschek, e que depois disso a Comissão poderá se orientar melhor sobre como dar andamento ao assunto no âmbito do Legislativo.
Superintendência de Comunicação Institucional