Parlamentares querem esclarecimentos sobre recursos de fundo ferroviário
Proposta é avaliar a possibilidade de novos investimentos voltadados a ampliar a capacidade do transporte por trem em BH
Foto: Divino Advincula / Portal PBH
A possibilidade de repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário (FNDF) para a expansão das vias férreas do município será discutida em audiência pública a ser realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana nesta quarta-feira (22/8), às 19h, no Plenário Paulo Portugal. A finalidade do debate é esclarecer acerca da destinação dos recursos do fundo, a fim de garantir o investimento em novos trechos das regiões metropolitanas, o que poderia suprir o déficit do transporte ferroviário do município.
A Medida Provisória (MP) nº 845/18, editada no último mês de julho, instituiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário (FNDF), com o objetivo de destinar recursos ao sistema ferroviário nacional. O FNDF dará prioridade à implantação do trecho entre o Porto de Vila do Conde, no Pará, e a EF-151, na Ferrovia Norte-Sul. Apesar de a MP ter feito referência apenas à outorga do trecho acima, a expectativa é que o governo destine parte deste fundo, como forma de ampliar a capacidade do transporte ferroviário do município.
Foram convidados para a audiência representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e do Sindicato dos Metroviários de MG (Sindimetro).
Superintendência de Comunicação Institucional
Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.