VISITA TÉCNICA

Remoções de moradias e depósito de entulho na Vila Bandeirantes serão verificados

Parlamentares vão questionar governo sobre ações de desapropriação realizadas na comunidade

terça-feira, 19 Março, 2019 - 16:00

Foto: Google Street View

As condições de moradia e acesso a serviços públicos da Vila Bandeirantes, no Bairro Luxemburgo, Região Centro-sul da capital, serão verificadas pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor durante visita técnica, nesta quarta-feira (20/3), às 9h. Segundo o requerimento feito pela vereadora Bella Gonçalves (Psol), serão averiguadas principalmente as informações recebidas sobre remoções realizadas pela Prefeitura na comunidade e a desativação da Creche Comunitária Tia Socorro.

Diagnosticada pela Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1994, como sendo área de risco geológico por movimentação de terra, a vila, localizada entre a Av. Raja Gabaglia e a Rua Antônio Falci, nas imediações da Rua A Seis e do Beco Bandeirantes, já esteve na pauta na Câmara de BH em anos anteriores. Atualmente, os alvos das averiguações serão as remoções de famílias do local e a deposição dos entulhos das demolições na creche desativada, localizada na Av. Raja Gabáglia, nº 1751, o que vem causando a degradação do equipamento público.

Para participar da visita técnica e responder questionamentos sobre a destinação dos moradores que tiveram suas casas removidas e sobre o andamento de projetos de intervenção urbana e de regularização da área foram convidados: o prefeito de BH, Alexandre Kalil; a secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares; a secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben; a secretária Municipal de Política Urbana, Maria Caldas; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho; o superintendente da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Genedempsey Bicalho; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Pereira; a coordenadora-geral da Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Cleide Nepomuceno; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário (CAO-DH), Cláudia Spranger; e o diretor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (DIZO/SMSA), Eduardo Gusmão.

Superintendência de Comunicação Institucional