VISITA TÉCNICA

CPI das Barragens vai verificar risco de desabastecimento na Estação de Bela Fama

Parlamentares querem levantamento dos licenciamentos para mineração e outorgas de uso de águas na região do Rio das Velhas

sexta-feira, 5 Abril, 2019 - 12:30

Foto: Robson de Oliveira/CBH/Rio das Velhas

Conforme informado pela Copasa, o Sistema de Captação do Rio das Velhas é responsável pelo abastecimento de água em 43% da Região Metropolitana de Belo Horizonte e em mais de 70% da capital. Diante dos números, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Barragens vai visitar uma das estações de tratamento de água do Velhas, localizada no distrito de Bela Fama, em Nova Lima (RMBH), para verificar os riscos de desabastecimento na região. A atividade está prevista para a próxima terça-feira (9/4), a partir das 9h.

Mobilizada pelo Movimento pelas Serras e Águas de Minas, ouvido na última semana, a CPI quer verificar os licenciamentos já autorizados para atividade de mineração na região do Rio das Velhas, assim como as outorgas para uso das águas (subterrâneas ou superficiais) em atividades diversas, como irrigação, consumo e lavagem de minério.

Em justificativa para a visita, os membros da CPI alertam para “uma grande preocupação quanto às condições hídricas de Bela Fama, sendo urgente que se faça o levantamento dos licenciamentos e outorgas existentes nessa área. Se ocorrer algum rompimento, os problemas de abastecimento para BH serão impactantes e muito sérios”. Compõem a comissão a vereadora Bella Gonçalves (Psol) e os vereadores Bim da Ambulância (PSDB), Edmar Branco (Avante), Gabriel (PHS), Irlan Melo (PR), Pedrão do Depósito (PPS) e Wesley Autoescola (PRP).

Foram convidados a acompanhar a visita representantes do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas; da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte; da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/ MG); do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e  do Comitê de Crise da Sociedade Civil.

Superintendência de Comunicação Institucional