TECNOLOGIA

Projeto propõe acesso gratuito à internet Wi-Fi nos centros de saúde

Também em pauta, futebol de várzea no Aarão Reis e centro esportivo do Vale do Jatobá. A comissão tem novo horário de reunião, às 10h30

quinta-feira, 6 Junho, 2019 - 19:30
Parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Heldner Costa/ CMBH

O Projeto de Lei 746/19, que quer disponibilizar acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) aos usuários de todos os centros de saúde no Município, foi baixado em diligência pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, reunida nesta quinta-feira (6/6). Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde foi instada a esclarecer uma série de questões que irão embasar o parecer do relator Eduardo da Ambulância (Pode) sobre o projeto. Os parlamentares aprovaram, ainda, a realização de visitas técnicas ao Aarão Reis a ao Vale do Jatobá (Barreiro) e envio de pedido de informação à Prefeitura sobre imóveis tombados no Bairro Santo Antônio. A comissão deliberou pela mudança do horário de realização de suas reuniões ordinárias, que, a partir da próxima semana, serão realizadas no período da manhã, às 10h30, sempre às quintas-feiras, no Plenário Camil Caram. Confira aqui o resultado completo da reunião.

De autoria do vereador Hélio da Farmácia (PHS), o Projeto de Lei 746/19, ao propor o fornecimento de pontos de Wi-Fi aos usuários dos centros de saúde, pretende que, enquanto aguardam atendimento médico, os cidadãos possam aproveitar seu tempo navegando na rede mundial de computadores. Ao defender a aprovação do projeto, seu autor lembra que “hoje, por meio da internet, trabalhamos, realizamos compras, confirmamos ou desmarcamos compromissos, pesquisamos, estudamos, ou seja, podemos dizer que o mundo, hoje, gira em torno da internet”.

Ao aprovar o pedido de diligência proposto pelo relator Eduardo da Ambulância (Pode), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo pretende que a Secretaria Municipal de Saúde responda se o Programa "BH DIGITAL", que garante acesso livre à internet, já é disponibilizado a todos os usuários e em todos os centros de saúde municipais. A secretaria também foi instada a esclarecer se as unidades de saúde da capital estão equipadas com centros de inclusão digital e contam com pontos de acesso sem fio (Hotspot Wi-Fi). O pedido de informação quer saber se o cidadão que possuir um notebook ou um computador de mão, com placa de rede sem fio ou celular WI-FI pode acessar, gratuitamente, o site da Prefeitura e outras páginas e por qual tempo?

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, o prazo para cumprimento da diligência será de até trinta dias. Atendida a diligência dentro do prazo, ou vencido este sem atendimento, a proposição será devolvida ao relator para que emita seu parecer no prazo improrrogável de cinco dias.

Visitas técnicas

As condições do Campo de Futebol do Novo Aarão Reis serão vistoriadas pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo no dia 19 de junho, às 9h. O vereador Edmar Branco (Avante), ao requerer a visita técnica, argumenta que a comunidade local tem reclamado que o campo “está abandonado e sem condições para realização da prática esportiva, sendo esta a única área de lazer do bairro”.

As condições atuais do Centro Esportivo Vale do Jatobá também serão vistoriadas pela comissão, entretanto, a data para a realização da visita técnica, que foi requerida pelo vereador Wesley Autoescola (PRP), ainda está pendente de definição. De acordo com o parlamentar, a visita técnica se justifica pela existência de “problemas de infiltrações e vazamentos de água na quadra do Centro Esportivo, deixando os usuários expostos e obrigando à paralisação de algumas atividades”. Ainda segundo o vereador, o alambrado encontra-se danificado e as árvores existentes no local necessitam de vistoria urgente. O Centro Esportivo Vale do Jatobá está localizado na Av. Delfino Francisco Xavier (antiga Av. Perimetral II), em frente ao nº 283.

Tombamento

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo aprovou o envio de pedido de informação ao prefeito Alexandre Kalil (PHS) sobre os imóveis tombados no Bairro Santo Antônio, especificamente na Rua Congonhas, entre a Rua Leopoldina e a Rua Santo Antônio do Monte. O autor do requerimento, vereador Gabriel (PHS), quer saber qual foi a última vistoria para se verificar o estado de conservação dos imóveis, se ainda há procedimento judicial em andamento envolvendo esses imóveis e qual o andamento do licenciamento.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

14ª Reunião Ordinária -  Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo