AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai debater irregularidades encontradas em cemitérios de BH

Audiência está marcada para esta terça-feira (27/8), às 13h30, e encerra uma série de visitas técnicas às necrópoles municipais

segunda-feira, 26 Agosto, 2019 - 19:15
Vista geral do Cemitério do Bonfim. Sepulturas em mármore preto e esculturas sacras brancas

Foto: Arquivo/ Câmara de BH

Com o objetivo de discutir os desdobramentos das visitas técnicas realizadas aos cemitérios da Paz, Consolação, Saudade e Bonfim, a Comissão de Administração Pública realiza audiência pública, na próxima terça-feira (27/8), que deve receber representantes da Prefeitura e do Poder Judiciário. A audiência, requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP), está marcada para as 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Jair Di Gregório explica que o objetivo da reunião é discutir as questões ligadas às condições estruturais e funcionais encontradas durante visitas técnicas realizadas às necrópoles públicas. O vereador destacou que as irregularidades encontradas estão sendo listadas em um relatório que será enviado ao Ministério Público de Minas Gerais.

As visitas

Após visita ao Cemitério da Paz, onde foram constatadas irregularidades como fornecimento de lanches por funerárias e ação de "enxadinhas" (pessoas que recebem para fazer a manutenção da sepultura), a Comissão de Administração Pública agendou e realizou visitas técnicas a outras três necrópoles públicas da capital: Cemitério da Consolação (6/8); Cemitério da Saudade (8/8 ), e Cemitério do Bonfim (13/8).

Em todas as visitas foram constatas as mesmas condições de falta de segurança, depredações, venda de planos funerários em velórios, presença de "enxadinhas" e ocorrência de roubos de objetos dos túmulos (Cemitério do Bonfim) e ocupação indevida do espaço público.

Foram convidados para participar da audiência pública o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica - Sérgio Augusto Domingues; o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação de Parques Municipais e diretor interino de Necrópoles - Wellington Corrêa; o coordenador do Cemitério da Paz - Saulo Amaral; o promotor de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural - Júlio César Luciano; o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público - Francisco Barbosa Campos; o subsecretário de Assuntos Institucionais - Sílvio Rezende - e a secretária municipal de Regulação Urbana, Maria Fernandes Caldas.

Superintendência de Comunicação Institucional