OITIVA

CPI das Barragens receberá o senador Carlos Viana na próxima segunda (12/8)

Convidado foi relator da CPI que investigou as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG)

sexta-feira, 9 Agosto, 2019 - 11:45
CPI das Barragens receberá o senador Carlos Viana na próxima segunda (12/8)

Foto: Karoline Barreto/CMBH

CPI das Barragens ouvirá o senador Carlos Viana (PHS) na próxima segunda-feira (12/8), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, a pedido do vereador Irlan Melo (PL). O senador foi o relator da CPI do Senado que investigou as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), e a intenção é que ele contribua para a CPI da Câmara de BH ao narrar experiências e conhecimentos angariados durante os trabalhos no Congresso Nacional.

A CPI de Brumadinho foi instalada no Senado no dia 13 de março. Em quatro meses de trabalho, a comissão realizou 12 reuniões, aprovou mais de 60 requerimentos e ouviu 27 pessoas, entre especialistas e funcionários da Vale. O relatório final, apresentado por Carlos Viana, foi aprovado em 2 de julho e foi encaminhado à Polícia Federal, ao Ministério Público da União e aos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, além da Polícia Civil, do Ministério Público e do Governo de Minas Gerais.

Formada em 20 de fevereiro, depois do rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, a CPI das Barragens da Câmara de BH visa verificar os impactos que o despejo de rejeitos de mineração no Rio Paraopeba podem trazer para o fornecimento de água na capital. Segundo o relator da CPI, vereador Irlan Melo (PL), 70% do abastecimento de Belo Horizonte era proveniente do Sistema Rio das Velhas e 30% do Paraopeba. A CPI tem prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, para conclusão dos trabalhos. Vinte e três parlamentares assinaram o requerimento para instalação da Comissão.

Já foram realizadas, desde fevereiro, dezenas de oitivas de representantes do governo do Estado, órgãos estaduais ligados ao Meio Ambiente, mineradoras, especialistas e ambientalistas. Também foram feitas cinco visitas técnicas: ao Sistema de Produção de Água do Rio Paraopeba, em Brumadinho; ao Sistema de Produção de Água do Sistema Rio das Velhas, em Nova Lima; à Mina do Engenho, em Rio Acima; às Barragens B3/B4 da Mina de Mar Azul, em Macacos; à Mina da Fábrica - Barragens Forquilha I, II e III, em Ouro Preto; à Mina do Pico - Barragem Maravilha II, em Itabirito.

Superintendência de Comunicação Institucional