VISITAS DA SEMANA

Vereadores vão vistoriar locais danificados pelas chuvas em BH

Alterações de trânsito e melhoria de sinalização em vias também estão entre as atividades previstas para ocorrer na próxima semana

sexta-feira, 7 Fevereiro, 2020 - 10:00

Foto: Adão de Souza/PBH

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário e a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vão verificar, por meio de visitas técnicas, as condições de algumas vias públicas da cidade após as fortes chuvas que caíram em Belo Horizonte nos últimos dias. Estas visitas acontecem na quarta (12/2) e na sexta-feira (14/2) e têm como um dos objetivos conferir os danos causados na pavimentação e os prejuízos aos moradores.

Na quarta-feira (12/2), às 9h, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai à Rua dos Moreiras, em frente ao número 22, no Bairro Beija Flor. O pedido foi feito pelo vereador Edmar Branco (Avante) que afirma no requerimento que “considerando a complementaridade e inter-relação entre os direitos humanos fundamentais, bem como a afetação diferenciada aos grupos sociais minoritários e a necessidade de sua proteção de forma integral, esta Comissão de Direitos Humanos requer a realização da visita técnica, que compõe um conjunto de visitas a serem realizadas para averiguar a situação de emergência e calamidade pública da cidade de Belo Horizonte e os direitos dos atingidos, buscando encontrar as soluções adequadas.” Foram convidados para acompanhar os trabalhos a Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social; Secretaria Municipal de Política Urbana; Superintendência de Desenvolvimento da Capital; Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte; Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste e Morador Antônio Inocêncio Moreira.

Na sexta-feira (14/2) serão feitas duas visitas. Às 9h, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai ao Bairro Ribeiro de Abreu, onde verifica em que condições ficaram as Ruas São Judas Tadeu, Etilândia e Juazeiro do Norte, que ficam às margens do Ribeirão do Onça. O requerimento é também do vereador Edmar Branco. Foram convidados a Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social; Secretaria Municipal de Política Urbana; Superintendência de Desenvolvimento da Capital; Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte; Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste; as moradoras Simone e Graziella Moreira e o Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu – COMUPRA.

Ainda na sexta-feira, às 11h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai verificar as condições da Rua Joaquim Teixeira Dias, entre as Ruas Tubarão e Brusque, no Bairro Cardoso, tendo em vista a inundação e danificação do asfalto causadas pelas chuvas. Segundo requerimento do vereador Professor Juliano Lopes (PTC), “neste trecho não há sarjeta (escoadouro das águas pluviais), tampouco boca de lobo, além de não haver meio fio na maioria do quarteirão.” Foram convidados o gerente do Distrito Sudoeste da Copasa, Ronaldo Serpa Júnior; o coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Walmir Mattos; o presidente da Sudecap, Henrique Castilho Marques de Sousa; e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão. O ponto de encontro para a visita é na Rua Joaquim Teixeira Dias, 55, Bairro Cardoso.

Condições de sinalização

As condições da sinalização e da trafegabilidade também serão objeto de ao menos outras cinco visitas que acontecerão nesta semana, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Na terça-feira (11/2), às 9h30, a Comissão vai à Rua Boa Vista, em frente ao nº 32, no Bairro São João Batista. A agenda, para a qual também foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal Venda Nova e o presidente da BHTrans, foi solicitada pela vereadora Nely Aquino (PRTB) e tem o objetivo de verificar a possibilidade de melhorias na sinalização local, o que seria uma reivindicação de moradores da comunidade.

Já na quarta-feira (12/2), às 9h, a Comissão vai à Rua Marrocos, no Bairro Jardim Leblon. O ponto de encontro será em frente à Emei Vila Apolônia, situada na mesma rua, em frente ao nº 697. A visita, que foi requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP), tem o objetivo de verificar as condições viárias no local e solicitar o asfaltamento da via. Para a agenda foram convidados o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova e o superintendente Sudecap.

Também requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP), na quinta-feira (13/3), às 10h, a visita da Comissão acontece na Região Noroeste, na Av. Abílio Machado com Av. Atlântida, atual Av. Heráclito Mourão de Miranda. No local serão verificados problemas de engarrafamento, temporização dos sinais e/ou desgaste na sinalização horizontal no entroncamento das vias.

Já na sexta-feira (14/2), encerrando a semana, a Comissão realiza outras duas visitas, ambas no Bairro Barreiro de Baixo, e requeridas pelo vereador Professor Juliano Lopes (PTC). A primeira, às 9h será na Rua Pinheiro Chagas, próximo ao cruzamento da Rua Caetano Azeredo, onde será verificada a possibilidade de instalação de um redutor de velocidade. Foram convidados para a visita o coordenador de Administração Regional Barreiro e o presidente da BHTrans. Na sequência, às 10h, a Comissão vai à Rua Alcindo Vieira, nº 60, onde serão verificadas as causas do afundamento da pista no local e solicitada a manutenção da rede fluvial. Conforme requerimento do vereador, moradores e comerciantes locais identificaram os danos em 2012. Entretanto, os problemas aumentaram no ano de 2019, quando a Copasa realizou uma série de ao menos 15 intervenções na via. O requerimento ressalta ainda a necessidade de urgência quanto às providências, uma vez que a via encontra-se totalmente interditada, causando prejuízo aos comerciantes locais.

Superintendência de Comunicação Institucional