AUDIÊNCIA PÚBLICA

Empresa que opera 25 linhas de ônibus na cidade estaria descumprindo direitos trabalhistas

Debate público do dia 27/10 reunirá empresários, Prefeitura, trabalhadores e usuários para apurar reclamações do sindicato

sexta-feira, 23 Outubro, 2020 - 19:45

Foto: Divino Advíncula/PBH

A situação administrativa dos contatos do transporte coletivo da capital geridos pela BHTrans será tema de audiência pública na Comissão de Administração Pública na próxima terça-feira (27/10). Alvo de denúncias e manifestações de motoristas e cobradores, que alegam descumprimento de direitos e reivindicam melhores condições de trabalho, a situação da empresa TransOeste será discutida especificamente. O encontro será às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. A audiência será transmitida ao vivo no Portal da Câmara, e o cidadão já pode encaminhar perguntas, sugestões e comentários aos participantes por meio de formulário eletrônico.

De acordo com o sindicato da categoria, a concessionária TransOeste assina os contracheques dos funcionários no quinto dia útil, mas os salários vêm sendo pagos com até 20 dias de atraso. Para protestar contra essa situação e reivindicar melhores condições de trabalho, motoristas e cobradores realizaram uma paralisação no dia 13 deste mês, impactando a circulação de usuários das 25 linhas de ônibus operadas pela empresa, que circulam entre a Estação Barreiro, a região hospitalar, a Savassi e o Centro da cidade; os 90 veículos da empresa, segundo a BHTrans, transportam cerca de 24 mil passageiros por dia.

Para prestar esclarecimentos à Comissão, aos trabalhadores e à população sobre a situação da empresa e o andamento das negociações, foram convidados o prefeito Alexandre Kalil e representantes da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e da TransOeste. Para expor suas demandas e debater com o poder público as questões apresentadas, participarão da audiência pública os movimentos “Sem Cobrador Não Dá”, “Volta Cobrador” e “Tarifa Zero”; e a Associação dos Usuários do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Participação popular

Desde já até o encerramento da reunião, a população poderá encaminhar perguntas, comentários e sugestões aos participantes até o encerramento da audiência; para preencher e enviar o formulário eletrônico no link Audiências Públicas - Participação Digital, disponibilizado na página inicial do Portal CMBH. Os questionamentos recebidos podem ser lidos e respondidos pelo presidente durante a audiência pública, que pode ser acompanhada ao vivo pelos interessados no Portal.

Superintendência de Comunicação Institucional