PARCERIA

Câmara Municipal e Ministério somam forças em prol da região metropolitana

Câmara Municipal e Ministério somam forças em prol da região metropolitanaComércio e serviços voltados para a Copa do Mundo, ampliação das exportações, ampliação do Parque Tecnológico e fortalecimento das micro e pequenas empresas serão os focos do trabalho conjunto entre vereadores e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI), Fernando Pimentel. A parceria foi firmada no dia 24 de março, em Brasília. O convênio será assinado na CMBH.

Uma comitiva formada pelos vereadores Léo Burguês (PSDB), presidente da Câmara Municipal, o secretário-geral Cabo Júlio (PMDB), Elaine Matozinhos (PTB) e Neusinha Santos (PT), levou a Brasília as diretrizes dos trabalhos, que serão divididos em quatro eixos integrados. O encontro com Pimentel foi intermediado por Neusinha.

Um dos objetivos é fomentar o setor de turismo e serviços e ampliar os investimentos nas áreas de cultura, esporte e saúde visando a Copa de 2014. Além do destaque à gastronomia local, foi proposta a elaboração de roteiros, intensificação das linhas de financiamento para hotelaria e a divulgação do artesanato e da cultura mineira.

Os parlamentares ressaltaram a necessidade de tornar mais atrativos e confortáveis os mercados e feiras da cidade, com oferta de produtos mineiros em locais como o Mercado Central e a Feira Hippie, melhorando sua infraestrutura. Foi sugerido ainda um levantamento do cadastro dos artesãos de Belo Horizonte e a criação de feiras virtuais, para favorecer a exportação de produtos típicos.

O segundo eixo de trabalho será a ampliação do desempenho exportador da Região Metropolitana, com a criação de programa específico, oferecendo capacitação e promovendo os produtos mineiros no exterior.

Polo tecnológico

A ampliação do parque tecnológico de BH será a terceira área de atuação da parceria, com a consolidação do BHTEC, a criação de um fundo voltado para o financiamento de empresas de base tecnológica, para transformar da capital em pólo de referência em nanotecnologia, nanosistemas e nanomáquinas; biotecnologia, softwares e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Outro enfoque dos trabalhos serão as ações de inclusão produtiva e fortalecimento das micro e pequenas empresas e do cooperativismo.
Léo Burguês se mostrou otimista quanto ao êxito da parceria. “Agradeço o ministro Pimentel. Tivemos uma reunião muito proveitosa e que certamente vai gerar consequências concretas e relevantes para Belo Horizonte”.

Neusinha Santostambém fez um balanço positivo da parceria. “O ministro tem muito interesse em investir na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e se mostrou sensível à nossa causa de dar um impulso na economia da região”.