Notícias

Seminário discute uso de etanol e biodiesel no transporte público de BH

Seminário discute uso de etanol e biodiesel no transporte público de BHUm dos principais desafios das grandes metrópoles é aliar a eficiência do transporte público à redução da emissão de gases poluentes, ocasionada pela queima dos combustíveis. A grande maioria da frota do transporte coletivo em Belo Horizonte utiliza o diesel como combustível básico e, para tentar mudar essa realidade, um seminário na cidade discute, nos dias 8 e 9 de fevereiro, alternativas sustentáveis como o uso de etanol e biodiesel.   

Estudantes, empresários e representantes de outras prefeituras trocaram experiências e conhecimentos no primeiro dia do evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a BHTrans, a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte e a Petrobrás.

O representante da Petrobrás, Ricardo Castelo Branco, lembrou que o Brasil é o maior produtor de biodisel no mundo, mas as iniciativas brasileiras ainda são tímidas.

A vereadora Elaine Matozinhos (PTB), que integra a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, esteve no seminário representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte e falou sobre a importância do Legislativo viabilizar políticas de incentivo ao uso de energia limpa. “O seminário é uma oportunidade de estudarmos, junto às maiores autoridades da área no país, alternativas para adotarmos os biocombustíveis no transporte público, de uma forma economicamente viável para as empresas e sem repassar o ônus para os usuários”, comentou.

Superintendência de Comunicação Institucional