Vereadores comemoram atendimento de reivindicação antiga

Os vereadores Hugo Thomé (PMN), Leonardo Mattos (PV) e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês (PSDB), integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, comemoraram nesta quinta-feira, 20 de janeiro, o anúncio oficial da volta dos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos de Belo Horizonte para o centro da cidade. Reivindicada há muitos anos pelas agremiações da Capital, a transferência se concretizou graças aos esforços da Frente junto ao poder Executivo. O ultimo desfile oficial no Centro ocorreu na avenida Afonso Pena, em 1990.
O evento, que desde 2004 vinha sendo realizado na via 240, no Bairro Aarão Reis, será na avenida dos Andradas, entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, no local conhecido como Boulevard Arrudas.
Conheça a história do carnaval de Belo Horizonte
“Acredito que as discussões em torno do nosso projeto e o trabalho realizado por nós vereadores foram os grandes responsáveis pela decisão de se realizar os desfiles carnavalescos no Boulevard Arrudas”, afirmou Thomé. Em sua opinião, as agremiações irão proporcionar um belo espetáculo para a cidade. “Esperamos agora que a Belotur tenha competência para realizar um grande evento, e o local passe a ser conhecido como Passarela BH Boulevard”, completou.
Para Leonardo Mattos, a Prefeitura acertou em dar maior visibilidade ao carnaval, valorizando o evento como potencial gerador de riqueza para o Município. “Além de proporcionar diversão e cultura para a população, evitando que as pessoas deixem a cidade, o evento pode atrair turistas, gerar empregos e movimentar a economia da cidade”, acredita. O vereador realizou contatos com entidades representantes do setor de hotéis, bares e restaurantes da cidade, que se posicionaram favoravelmente à transferência.
Assista a reportagem da Tv Câmara sobre a decisão do local do carnaval 2011
Cuidados com o patrimônio
Léo Burguês, vice-presidente da agremiação Canto da Alvorada e experiente organizador de eventos, sempre acreditou que o Centro tem condições de sediar a festa. “Nossa proposta leva em conta os cuidados para não danificar o patrimônio da Praça da Estação durante a realização dos desfiles”, afirmou. De acordo com a Belotur, os custos deverão ser 20% maiores em relação ao ano passado, mas, segundo Burguês, a Frente já havia obtido junto à Prefeitura um aumento de 30% na verba destinada ao Carnaval.
Além de representantes da Belotur, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e agremiações carnavalescas, os vereadores Pablito (PTC), Geraldo Félix (PMDB) e Carlúcio Gonçalves (PR), que assume o mandato em 1º de fevereiro, também estiveram presentes à reunião em que o Prefeito deu o sinal verde para o evento no Boulevard Arrudas.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.