EDUCAÇÃO E CULTURA

Comando do colegiado será de Marcela Trópia; vice-presidência terá alternância

Flávia Borja assume vice-presidência no primeiro ano e Professora Marli no segundo

quarta-feira, 3 Fevereiro, 2021 - 17:00
Vereadores  no plenário Helvécio Arantes

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Em votação realizada nesta quarta-feira (3/2) membros da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo escolheram Marcela Trópia (Novo) como presidente, por dois anos, e Flávia Borja (Avante) e Professora Marli (PP), nessa ordem, para revezar a vice-presidência do grupo por um ano cada. Durante a reunião extraordinária, também foram votados dia, local e horário das reuniões ordinárias, que serão às quintas-feiras, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Foram escolhidos, ainda, os membros efetivo e suplente que integrarão a Comissão de Participação Popular: respectivamente, Macaé Evaristo (PT) e Rubão (PP).

A proposta de revezamento foi feita por Macaé Evaristo. Entretanto, ela foi contra a divisão apenas da vice-presidência, e defendeu que a alternância dos dois cargos “contemplaria todo mundo”. Marcela Trópia discordou, seguida pelos demais. Para ela, é “importante a gente seguir o rito tradicional do próprio Regimento Interno de manter a presidência por dois anos, para que a gente possa ter continuidade de trabalho”. A vereadora também sugeriu que a vice-presidência fosse dividida em caso de concordância de todos, por considerar que o cargo tem uma interação um pouco menor que o posto de presidente. Com a aceitação da proposta de Trópia, Flávia Borja será vice até 31 de dezembro de 2021; e Professora Marli estará no cargo entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo trata de assuntos relacionados às políticas e sistemas municipais de educação e de cultura; à política para o patrimônio histórico-geográfico, arqueológico, cultural, artístico, científico e arquivístico; à promoção da educação física, do esporte e do lazer; e às diretrizes para o desenvolvimento do turismo.

Participaram da reunião, presencialmente, os vereadores membros Flávia Borja, Macaé Evaristo, Marcela Trópia, Professora Marli e Rubão. A parlamentar Iza Lourença (Psol), membro suplente, também esteve no encontro.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo