REFORMULAÇÃO DA BHTRANS

Gabriel e Reinaldo Gomes foram eleitos presidente e relator do grupo de estudo

Presidente afirmou que vai considerar as diferentes visões e contribuições de cada um dos membros da comissão sobre o tema 

quinta-feira, 18 Fevereiro, 2021 - 17:00

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Gabriel (Patri) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB) foram eleitos presidente e relator na primeira reunião da Comissão Especial de Estudo – Reformulação da BHTrans, nesta terça-feira (18/2). Também foram definidos data e local das próximas reuniões, que serão às quartas-feiras, às 9h, no Plenário Helvécio Arantes. O presidente eleito reforçou que contará com as diferentes visões e contribuições de todos os membros do grupo acerca da necessidade de revisão do contrato de concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros, da adoção de ações para garantir a transparência dos dados da BHTrans e da análise das políticas públicas de mobilidade metropolitana.

Gabriel salientou que, além da relatoria de Reinaldo Gomes Preto Sacolão, espera receber propostas dos demais membros da comissão: “Sobre passagens e contratos com as empresas de ônibus, quero o apoio da Iza Lourença, do Tarifa Zero e de toda a equipe que a vereadora já conhece. Em relação à integração metropolitana e visões liberalizantes do transporte público na capital, conto com a experiência de Marcela Trópia. Wesley poderá contribuir a respeito da estruturação do órgão e o que pode ser melhorado”. 

No requerimento que solicita a criação da comissão especial, assinado por 23 vereadores de diferentes grupos partidários e aprovado pelo Plenário, os parlamentares afirmam que “a omissão da empresa que detém o poder de fiscalização tem gerado prejuízo aos cofres públicos uma vez que as medidas adotadas são insuficientes para coibir os reiterados desrespeitos às determinações para funcionamento do transporte coletivo”. Nesse contexto, “urge ao Poder Legislativo realizar os estudos de maneira a garantir que a estrutura governamental para fiscalização e acompanhamento das medidas de mobilidade no município seja de fato eficiente, para apontar ao Poder Executivo soluções concretas para a resolução do problema”.

No documento, os vereadores justificam que comissão é oportuna na medida em que o atual prefeito manifestou, ao final do ano passado, a intenção de criar uma nova estrutura administrativa - uma supersecretaria, para que a BHTrans fosse absorvida pelo órgão. 

Formam a comissão especial Gabriel, Iza Lourença (Psol), Marcela Trópia (Novo), Reinaldo Gomes Preto Sacolão e Wesley (Pros), como membros efetivos. São suplentes Henrique Braga (PDBS), Sônia Lansky da Coletiva (PT), Rogerio Alkimim (PMN), Irlan Melo (PSD) e Professor Juliano Lopes (PTC).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião - Comissão Especial de Estudo