CARGO VAGO

Por questões de saúde, Sônia Lansky da Coletiva (PT) renuncia a mandato

1º suplente, Pedro Patrus já foi convocado e deve tomar posse na próxima segunda-feira (29/3), às 10h

quinta-feira, 25 Março, 2021 - 17:00
Por questões de saúde, vereadora Sônia Lansky (PT) renuncia a mandato coletivo

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Eleita vereadora pela primeira vez em 2020, com 4.793 votos, para a legislatura 2021-2024, Sônia Lansky da Coletiva (PT) apresentou à Câmara Municipal de Belo Horizonte pedido de renúncia ao mandato parlamentar, justificando a decisão por questões de saúde. O documento foi publicado nesta quarta-feira (24/3). O suplente do Partido dos Trabalhadores, Pedro Patrus, já foi convocado para assumir o cargo; ele exerceu dois mandatos como vereador (2013/2016 e 2017/2020) e deve tomar posse na próxima segunda-feira (29/3), às 10h, no Salão Nobre.

Compartilhando nas redes sociais a decisão, Sônia Lansky, que é pediatra, reafirmou sua luta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por justiça social, mesmo fora da arena do Legislativo Municipal. Ela agradeceu a ColetivA, movimento em favor das lutas feminista, LGBTQIA+, antirracista, antimanicomial e antifascista, e também apoiadores e eleitores, manifestando apoio e confiança a Pedro Patrus, que irá assumir a vaga. Defendeu, por fim, a importância da união de forças no cenário atual do país.

Entre as ações do mandato, assessoria da ex-vereadora apontou destaques como indicação à Prefeitura para formulação de um Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19, sugerindo protocolos e ações emergenciais a serem adotadas pela cidade. Também foi citada indicação à PBH para implementação da Lei 11.193/19, que institui o Programa de Assistência Alimentar e Nutricional em BH, por meio do qual famílias em situação de insegurança alimentar podem ter acesso à renda e acompanhamento socioassistencial.

Por meio da Comissão de Mulheres, Sônia Lansky realizou visita técnica à Maternidade Leonina Leonor, na Região de Venda Nova, construída para levar às mulheres assistência humanizada ao parto e nascimento, mas nunca inaugurada. Foram solicitadas ao Executivo informações sobre o orçamento destinado ao equipamento. Na mesma comissão, a ex-vereadora apresentou estudo sobre a violência obstétrica, que cresce no país.

Na Comissão Especial de Estudo de Enfrentamento à Covid-19, Sônia Lansky foi voz distoante por não entender que a abertura do comércio deveria ocorrer num momento de superlotação dos hospitais. Ela defendeu aumento da testagem dos cidadãos, condições de isolamento social para todas as famílias (incluindo as de baixa renda, com a existência de um programa de renda básica emergencial) e agilização da compra e distribuição de vacinas.

Pedro Patrus

Graduado em História e mestre em Ciências Sociais, Pedro Patrus teve como pilares nos mandatos anteriores a defesa dos direitos humanos e de políticas de assistência social. Em 2020 alcançou como 1º suplente do PT 4.268 votos. Desde fevereiro desse ano, atuava como assessor parlamentar do deputado estadual André Quintão, líder da oposição na Assembleia de Minas.

Em entrevista à imprensa, Pedro Patrus disse que, por continuar na política, permaneceu discutindo Belo Horizonte, ainda que em outras esferas, e que vê o retorno com tranquilidade. “As nossas lutas por alimentação para todos, por melhores condições de trabalho, por emprego digno, por moradia, por visibilidade e direitos para a população LGBTI, por uma cidade mais verde, por mais reciclagem, pela economia popular solidária, por políticas melhores para a área de assistência social, e tantas outras, me ensinaram muito e me tornaram melhor”, declarou em rede social.

Superintendência de Comunicação Institucional