COMISSÃO DE MULHERES

Sônia Lansky da Coletiva é homenageada por colegas de vários espectros políticos

Renúncia da vereadora foi lamentada em reunião; sua luta pela abertura da maternidade Leonina Leonor foi relembrada

sexta-feira, 26 Março, 2021 - 16:00

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A renúncia de Sônia Lansky da Coletiva (PT) ao mandato de vereadora foi lamentada pelas integrantes da Comissão de Mulheres nesta sexta-feira (26/3). As vereadoras Flávia Borja (Avante), Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Iza Lourença (Psol) enfatizaram a luta da pediatra pelo parto humanizado, pela Maternidade Leonina Leonor Ribeiro e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e se lembraram de sua presença e atuação com carinho. 
 
Flávia Borja (Avante) lamentou “profundamente” a saída da parlamentar da comissão e da Câmara: “Gostaria de manifestar o meu imenso pesar pela retirada da colega Sônia Lansky, por estar impossibilitada de continuar o trabalho conosco e dizer que Soninha, carinhosamente chamada por nós, nesse tempo em esteve conosco abrilhantou nossos trabalhos e trouxe uma experiência de vida na luta pelo SUS. Sônia, eu aprendi muito com você, e lamento principalmente pelos motivos que você alegou, questões de saúde. Nós estaremos aqui, prontas para o que você precisar, queria muito que você continuasse participando das nossas próximas audiências, que você seja a nossa eterna e permanente convidada de honra. Nessa comissão você é sempre muito bem-vinda”. 
 
A força com que Sônia defendeu um de seus projetos, o funcionamento da Maternidade Leonina Leonor, foi uma das características apontadas por Fernanda Pereira Altoé (Novo). “Queria mandar um abraço para a Sônia, desejar para ela melhoras, que ela fique tranquila em sua decisão e mandar um abraço para seus colegas da Coletiva. E dizer a ela que a gente ainda vai fazer o estudo da defesa da Maternidade Leonina Leonor para ver o melhor caminho a ser tomado, porque é uma luta que ela carregou com muita força, com muita clareza, com muita doçura a todo momento”, afirmou.
 
Iza Lourença (Psol) se lembrou da aproximação com a colega no início do mandato. “Soninha é alguém que eu já conhecia principalmente da luta pelo parto humanizado, mas conheci mais de perto no início da legislatura, em que nós nos aproximamos muito. Ela é uma pessoa muito querida, e eu fiquei arrasada com a notícia da renúncia, mas compreendo que para chegar a tomar essa decisão deve haver um motivo muito forte, então a gente segue na torcida por sua ótima recuperação e para que ela volte a agir politicamente na cidade, que ela sempre fez. Eu queria deixar o meu abraço, força para as companheiras e companheiros da Coletiva, contem com a gente para o que precisar, tenho certeza que as portas da comissão estarão sempre abertas para vocês. Vamos seguir juntas”, concluiu.
 
Sônia Lansky, em sua renúncia, defendeu a importância da união de forças no cenário atual do país. A indicação à Prefeitura para formulação de um Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e para implementação da Lei 11.193/19, que institui o Programa de Assistência Alimentar e Nutricional em BH, seu estudo sobre a violência obstétrica e a defesa do fechamento do comércio num momento de superlotação dos hospitais e da agilização da compra e distribuição de vacinas na Comissão Especial de Estudo de Enfrentamento à Covid-19 foram algumas das ações de seu mandato. 
 
Estiveram presentes na reunião da comissão, de maneira remota, os membros efetivos Flávia Borja, Iza Lourença, Fernanda Pereira Altoé e a suplente Professora Marli (PP). 
 
 
Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para debater a condição da mulher na Educação. - 6ª Reunião Ordinária -Comissão de Mulheres