VISITA TÉCNICA

Vereadores vão avaliar retirada de entulho em imóvel no Bairro Alto Vera Cruz

Imóvel abandonado se transformou em ponto de descarte irregular de lixo, prejudicando os moradores da região. Visita será nesta quinta (19/8), 9h

quarta-feira, 18 Agosto, 2021 - 10:00
Beco à direita em rua com alguns carros cobertos ao fundo e casa com muro pixado à direita, durante o dia

Foto: Google Maps / Street View

O entulho que se formou em imóvel abandonado no Bairro Alto Vera Cruz é tema de visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento nesta quinta-feira (19/8), às 9h. O evento foi solicitado por Marcos Crispim (PSC) e vai verificar a possível retirada do lixo acumulado no local, por descarte irregular, que vem prejudicando os moradores do entorno do Beco Augusto Papini, na confluência das ruas General Osório e Padre Café, na Região Leste. 

No requerimento, Crispim explica que os moradores do Alto Vera Cruz reclamam da presença de insetos, roedores e bichos peçonhentos, vetores de doenças, ocasionados pela presença do entulho no imóvel citado. Além disso, o lixo acumulado pode ocasionar acidentes para os que costumeiramente transitam no local. O vereador conta que já informou a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte sobre a situação sem que houvesse resposta. 

Ele sugere que sejam convidados o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e a secretária municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas; além do superintendente da Superintendência de Limpeza Urbana, Coronel Genedempsey Bicalho Cruz; do subsecretário de Assuntos Institucionais, Silvinho Rezende; do subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, e do coordenador de Administração Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto. 

Limpeza urbana

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte informa, via Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) que, em Belo Horizonte, são geradas diariamente cerca de 2.800 toneladas de resíduos sólidos ou 400 caminhões repletos de lixo. Da quantidade mencionada, 2.100 toneladas diárias são de resíduos sólidos urbanos (domiciliar e público) e 700 toneladas são da construção civil e volumosos. Por categoria, são recolhidas 1.900 toneladas diárias de lixo domiciliar, 320 toneladas das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), 380 toneladas de deposição clandestina e 200 toneladas de resíduos públicos. 

A coleta domiciliar da SLU atinge 100% da população na cidade formal e 72% das vilas e favelas. O serviço de varrição está presente em mais de 97% das vias urbanas na quase totalidade das vias pavimentadas, e correspondem a 525 mil km de sarjeta varridos por ano. O serviço de capina abrange toda a cidade pelo menos quatro vezes ao ano, totalizando mais de 3 mil km de vias capinadas ao mês. Determinada localidade recebe varrição a cada três meses.

Ponto Limpo

Belo Horizonte possui mais de 300 Pontos Limpos instalados em lugares antes prejudicados pelas deposições clandestinas. O objetivo do serviço oferecido pela Prefeitura é eliminar focos de descarte irregular de resíduos na cidade, evitando o aparecimento de insetos e roedores e as consequentes doenças, além de melhorar o aspecto do local, proporcionando melhor qualidade de vida para as pessoas.

Antes da instalação de uma placa indicativa de Ponto Limpo, são realizadas intervenções educativas e de recuperação da área degradada, como limpeza e pintura de muros e de meios-fios. Após as intervenções da SLU, é importante que os cidadãos se apropriem do espaço revitalizado e cuidem dele para que ninguém volte a jogar lixo e entulho na área limpa.

Superintendência de Comunicação Institucional