VISITAS TÉCNICAS

Comissão fiscaliza na próxima semana protocolos sanitários em mais três escolas

Serão visitadas Escolas Municipais Marconi, Rui da Costa Val e José Maria dos Mares Guia

sexta-feira, 24 Setembro, 2021 - 13:45
Comissão de Educação vistoria, nesta terça (28/9), a Escola Municipal Marconi

Imagem: Google Maps

Dando continuidade às visitas técnicas a escolas municipais da capital, a fim de verificar se estão sendo cumpridos protocolos sanitários para um retorno presencial seguro, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo reinicia, na próxima semana, vistorias a três unidades. Na terça-feira (28/9), às 10h30, o colegiado visitará a Escola Municipal Marconi, no Bairro Santo Agostinho. Já na quarta (29/9), serão vistoriadas, às 10h, a E.M. Rui da Costa Val, no Jardim Felicidade, e às 11h a E.M. José Maria dos Mares Guia, no Heliópolis. A comissão já fiscalizou outras instituições de ensino nos primeiros meses do ano e, no segundo semestre, realizou visitas a 15 escolas, de 20 de julho a 17 de agosto. Segundo a vereadora Marcela Trópia (Novo), que preside o colegiado, unidades vistoriadas anteriormente já passaram por reformas, oferecendo estrutura e higienização adequadas para receber alunos.

Nos requerimentos 1226/2021, 1227/2021 e 1228/2021, assinados por Marcela Trópia, a parlamentar afirma que, com o retorno parcial das atividades escolares de forma presencial devido à melhoria dos índices de contaminação da covid-19, vem-se promovendo o retorno integral da atividades. A proposta é reduzir as possibilidades de contágio por estudantes e profissionais, garantindo que condições de segurança adequadas estejam sendo cumpridas. 

Em Belo Horizonte, o retorno às aulas presenciais foi autorizado para alunos da educação infantil no dia 26 de abril; de 21 de junho ao dia 5 de agosto, para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Aulas do ensino médio foram retomadas a partir do dia 23 de julho, de segunda a sábado, sem restrição de horários. 

Pontos observados

Conforme relata a vereadora, escolas vistoriadas anteriormente foram reformadas, visando facilitar a higienização, sendo feitas readequações em salas de aula, com a instalação de janelas mais amplas, para circulação e ventilação de ar.

Nas vistorias, constatou-se, ainda, qualidade satisfatória dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e álcool em gel. Para Trópia, escolas já visitadas encontram-se em condições adequadas e seguras para receber os alunos de forma presencial.

A comissão realizou, no 1º semestre deste ano, nove visitas técnicas a escolas municipais. Já no 2º semestre, foram visitadas 15 unidades e ainda serão vistoriadas oito, totalizando, no período, 23 instituições de ensino. A última visita técnica do colegiado está prevista para o dia 6 de outubro.

Superintendência de Comunicação Institucional