VISITAS TÉCNICAS

Unidades de saúde na Pampulha e Venda Nova serão fiscalizadas na próxima semana

Nos dias 14 e 15 de setembro, às 9h30, serão vistoriados Centro de Saúde Visconde do Rio Branco e UPA Pampulha

sexta-feira, 10 Setembro, 2021 - 14:30
Na próxima terça (14/9), serão vistoriadas, pela Comissão de Saúde e Saneamento, obras do novo Centro de Saúde Visconde do Rio Branco, na Região de Venda Nova

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento realiza, na próxima semana, visitas técnicas a duas unidades de saúde da capital. A primeira vistoria será na terça-feira (14/9), às 9h30, tendo por finalidade fiscalizar o andamento das obras para a construção do novo Centro de Saúde Visconde do Rio Branco, na Região de Venda Nova. Já na quarta (15/9), o colegiado visitará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pampulha, no Bairro Santa Terezinha, para verificar a disponibilidade de equipamentos, de profissionais de saúde, bem como espaço físico e horário de funcionamento.

A primeira vistoria, requerida pelo vereador Irlan Melo (PSD), terá como ponto de encontro a Rua Joviano Coelho Júnior, 45, no Bairro Rio Branco, onde funciona o atual posto. Por meio de parceria público-privada (PPP) está sendo reconstruída a nova sede, em frente à Rua Crisanto Muniz, 87, Bairro Rio Branco. A obra da nova unidade está em fase final e a previsão é que, em outubro, o Centro de Saúde  Visconde do Rio Branco passe a funcionar no novo espaço. Diante disso, a visita tem por objetivo fiscalizar o andamento das obras e o processo de implantação da nova sede, incluindo espaço físico, profissionais e equipamentos, com o intuito de obter informações atualizadas da nova diretoria.

Na oportunidade, serão convidados o secretário municipal de Saúde, Jacson Machado, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e o coordenador de Atendimento da Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior. A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, no dia 24 de agosto, visita técnica à unidade atual, para fiscalizar a estrutura e funcionamento do local.

UPA Pampulha

A comissão também realizará visita técnica à UPA Pampulha, localizada à Avenida Santa Terezinha, 515, no bairro de mesmo nome, na quarta-feira (15/9), às 9h30. O objetivo da visita, solicitada por Duda Salabert (PDT), é averiguar a disponibilidade de equipamentos, de profissionais de saúde, condições físicas do espaço e horário de funcionamento da unidade.

Conforme relata a vereadora, segundo denúncias, a UPA não possui todos os equipamentos necessários para o atendimento aos pacientes, nem tampouco número de profissionais de saúde suficiente para cobrir a demanda da população local. Além disso, de acordo com a requerente, as condições da unidade carecem de reformas, considerando que o posto atende a usuários de toda a Região da Pampulha e arredores.

A comunidade destaca, ainda, que conforme determina o Ministério da Saúde, as UPAs devem funcionar de modo ininterrupto, por 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos, com equipe multiprofissional interdisciplinar compatível com seu porte. Entretanto, a unidade não cumpre essa exigência.

Até o momento, não foi informada oficialmente lista de convidados para a visita técnica.

Superintendência de Comunicação Institucional