DESENVOLVIMENTO E TRANSPORTE

Obra de centro de saúde no Bairro Serrano é alvo de pedido de informação

Também foi aprovada visita técnica a via do Bairro Salgado Filho para verificar a possibilidade de instalação de quebra-molas

quinta-feira, 28 Outubro, 2021 - 15:15
Fachada do centro de saúde Serrano

Foto: Google Maps

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou, nesta quinta-feira (28/10), pedido de informação de Nikolas Ferreira (PRTB) solicitando detalhes sobre a construção de um centro de saúde no Bairro Serrano (Região da Pampulha). Também foi acatado pela Comissão requerimento, assinado por Irlan Melo (PSD), de visita técnica à Rua Araruana, próximo ao nº 225, no Bairro Salgado Filho (Região Oeste de Belo Horizonte), para verificar a viabilidade de instalação de redutores de velocidade no local. A vistoria será dia 24/11, às 10h, com ponto de encontro no trecho mencionado, entre as ruas Costa Pacheco e Itanaje. Confira aqui o resultado completo da reunião. 

No pedido de informação endereçado ao prefeito, Alexandre Kalil, e ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão, Nikolas faz alguns questionamentos: se a comunidade e a associação de moradores foram avisadas previamente sobre a obra; se o imóvel pertence ao poder público municipal ou se o terreno pertencia à pessoa física ou pessoa jurídica de direito privado e, em caso de ser terreno privado, como se deu a aquisição/posse; motivo de não haver publicidade na placa fixada no lote onde se dá a obra; data de início, conclusão e horário de execução; além de envio de todos os contratos referentes à intervenção. Segundo o parlamentar, a obra está sendo realizada pela Prefeitura, em conjunto com a Saúde BH (pertencente à empresa de transporte de cargas pesadas Transpes) e com a Odebrecht. 

No site da PBH, matéria de 29 de março de 2019 informa sobre o “pacote de reconstrução de 40 unidades de saúde da capital”, incluindo o Centro de Saúde Serrano. Ainda segundo o site, todas as novas unidades contarão com recepção, áreas administrativas, de zoonose, farmácia, salas de coleta, vacina, observação, higienização e curativos, e consultórios de equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Saúde Mental. Todas as construções também terão áreas 100% acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. 

Já o site da Saúde BH informa que “a parceria foi desenvolvida e colocada em prática pela Secretaria Municipal de Saúde sob a forma de licitação pública, ficando então a cargo da concessionária vencedora pelo menor preço, a Saúde BH, a construção e a administração de 40 Centros de Saúde ao longo de 20 anos”. Ainda segundo a Saúde BH, a construção do primeiro centro de saúde foi iniciada em abril de 2019 e finalizada em dezembro de 2019, e a expectativa é que todos as 40 unidades estejam em funcionamento no primeiro semestre de 2022. A PPP conta com R$ 215 milhões em recursos. 

Redutores de velocidade 

“A realização desta visita técnica se justifica pelo fato de os motoristas transitarem em velocidade acima do razoável, o que resulta em acidentes e em risco à vida e à segurança dos moradores, pedestres. Neste sentido, busca-se que o Poder Público possa implementar estudos e medidas para mitigar a irresponsabilidade de alguns motoristas que trafegam pela localidade”, explicou o vereador Irlan Melo em seu pedido de visita à via Araruana, no Bairro Salgado Filho, visando a instalação de quebra-molas. 

São esperados para o evento o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, e o coordenador de Atendimento  Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto. 

Participaram da reunião os vereadores Braulio Lara (Novo), Gilson Guimarães (Rede), Henrique Braga (PSDB) e Wesley (Pros). 

Superintendência de Comunicação Institucional