VISITA TÉCNICA

Segurança no trânsito da Avenida Professor Mário Werneck será objeto de vistoria

Serão solicitadas melhoria do sistema de sinalização e instalação de sonorizadores de advertência para evitar acidentes 

segunda-feira, 25 Outubro, 2021 - 16:00
Foto de trecho da Avenida Professor Mário Werneck, com três carros em trânsito e quatro estacionados, durante o dia.

Foto Google Maps / Street View

O retorno das chuvas em outubro trouxe preocupações com o crescimento no número de acidentes de trânsito devido à possibilidade de aumento de colisões entre carros e derrapagens com a pista molhada. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai realizar, nesta terça-feira (26/10), às 10h, visita técnica para vistoriar a Avenida Professor Mário Werneck, no trecho compreendido entre as ruas Sílvio de Oliveira Martins e Cônsul Walter, no Bairro Buritis. O objetivo é verificar a necessidade de melhoria do sistema de sinalização para diminuir os riscos no local, principalmente com a pista molhada, além da possibilidade de instalação de sonorizadores de advertência a fim de evitar acidentes principalmente no período de chuvas. Solicitada por Braulio Lara (Novo), a visita será iniciada na Avenida Professor Mário Werneck, 2138, Região Oeste da cidade. 

No requerimento, Braulio Lara justifica a realização da visita técnica pela ocorrência de acidentes recorrentes em pista molhada, com veículos subindo nos canteiros, ou colidindo em postes e árvores da avenida. Ele solicita que os representantes da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informem sobre os recursos que podem ser utilizados no local para diminuir os riscos de acidente. O parlamentar também quer saber se existem projetos com esse objetivo para a avenida. Para a visita, foram convidados representantes da BHTrans. 

Acidentes fatais

Três acidentes fatais foram noticiados no Buritis este ano, dois deles, este mês, na Avenida Professor Mário Werneck. Em um deles, ocorrido na madrugada do dia 13 de outubro, um homem morreu após perder o controle da direção de seu veículo e bater em um poste no sentido do Bairro Palmeiras. O acidente ocorreu no cruzamento da referida avenida com a rua Cônsul Valter, no Bairro Buritis. Já no dia 11 de outubro, uma mulher, que pilotava uma motoclicleta, colidiu com outra moto. A mulher, ao cair no chão, foi atropelada por um ônibus e não sobreviveu. 

O bairro também tem ruas de alta declividade, o que pode aumentar a ocorrência de acidentes. Outra colisão fatal ocorrida na região aconteceu na Rua Rubens Caporali Ribeiro, próximo à rotatória da Avenida Professor Mário Werneck, no dia 21 de abril deste ano, quando um motorista de caminhão morreu e deixou gravemente ferida uma mulher que passava pela rua durante o acidente. Após o ocorrido, Braulio Lara solicitou à comissão estudo sobre a circulação de veículos pesados na avenida, incluindo sinalização horizontal e vertical e a proibição de tráfego de veículos de grande porte na área, além de ter realizado reunião com convidados do setor técnico da BHTrans para debater soluções que visem a garantir a melhoria do tráfego e a segurança dos motoristas e pedestres na região.

Superintendência de Comunicação Institucional