AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores dos Bairros Primeiro de Maio e Suzana reivindicam obras de drenagem

Proximidade das chuvas traz preocupação para população. Urbel já teria indicado a remoção de 20 famílias no início do ano

sexta-feira, 19 Novembro, 2021 - 16:15
Barranco com terra e vegetação nas laterais; no alto, ao fundo, uma residência. Imagem diurna.

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Localizados na bacia hidrográfica do Ribeirão do Onça, Região Norte de Belo Horizonte, os Bairros Primeiro de Maio e Suzana já registraram diversas inundações em períodos chuvosos. A ocupação desordenada da área, com desmatamento, canalização e lançamento de esgotos domésticos e industriais nos córregos e impermeabilização do solo, prejudicou a vazão das águas. O problema de drenagem pluvial preocupa os moradores, sobretudo aqueles que ocupam áreas consideradas de risco geológico. Para cobrar soluções do Município, que já teria um plano de obras para a região, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realiza audiência pública na próxima terça-feira (23/11), às 13h40, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitada por Wanderley Porto (Patri) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), a reunião será realizada por videoconferência. A população também pode interagir enviando perguntas, comentários e sugestões, por meio de formulário eletrônico.

No texto do requerimento, os vereadores explicam que existem empreendimentos previstos nos bairros para a otimização de drenagem das águas pluviais. Eles afirmam que as obras estão atrasadas devido ao impasse entre moradores e Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) sobre o valor de indenizações. Com a proximidades das chuvas, Wanderley Porto e Reinaldo Gomes solicitam informações para mensurar os riscos e os impactos que podem vir acontecer. 

A Prefeitura informa estarem previstas diversas obras para aumentar a drenagem na região que incluem ampliação da canalização do Ribeirão do Onça no interior da Estação São Gabriel, implantação de uma estrutura hidráulica na confluência do Córrego Cachoeirinha com o Ribeirão Pampulha, construção de um canal ao longo da Av. Cristiano Machado , paralelo ao existente, entre a Praça das Águas e um trecho do Ribeirão Pampulha, além da execução de obras para melhoria da confluência do Córrego Suzana com o Ribeirão Pampulha.

Foram convidados: os secretários municipais de Meio Ambiente, Mário Werneck, de Assistência Social, Maíra da Cunha Pinto Colares, e de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa; a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Claúdia do Amaral; e representante Copasa. Também devem participar do debate os líderes comunitários do Bairro Primeiro de Maio Maria da Luz Aparecida Godoi, Vanderlei Jose da Silva, Padre Cássio Ferreira Borges, Edivan Carlos dos Santos, Núbia Botelho e Taís Zorante Nolasco. 

Superintendência de Comunicação Institucional