AUDIÊNCIA PÚBLICA

Números do SUS-BH referentes ao último quadrimestre de 2021 serão apresentados

Prestação de contas deve conter dados sobre recursos e ofertas de serviços na rede assistencial própria, contratada e conveniada

segunda-feira, 7 Março, 2022 - 15:15
Símbolo do Sistema Único de Saúde (SUS) é exigido na tela de um celular

Foto: Karoline Barreto /CMBH

Para assegurar que os recursos públicos sejam aplicados em benefício da coletividade é preciso fiscalizar e avaliar o desempenho do governo. Os recursos aplicados e os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em BH na rede assistencial própria, contratada e conveniada, no período de setembro a dezembro de 2021, serão apresentados pela Prefeitura em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento na quarta-feira (9/3), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. A população pode assistir à reunião pelo Portal CMBH e participar enviando perguntas e/ou sugestões por meio de formulário disponível aqui.

De acordo com o autor do requerimento, José Ferreira (PP), no relatório detalhado, a ser apresentado na reunião desta quarta, o gestor do deve apresentar informações como o montante e a fonte dos recursos aplicados no 3º quadrimestre de 2021; as auditorias realizadas ou em fase de execução no período, assim como suas recomendações e determinações. Durante a audiência, também deverão ser abordadas questões como a oferta e a produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, de forma que seja possível confrontar esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação. De acordo com o último relatório apresentado, BH é a capital brasileira que mais investe recursos em saúde por habitante.

Para apresentação de contas do SUS na CMBH, são realizadas, anualmente, três reuniões: uma a cada quatro meses. As próximas estão previstas para os dias 25 de maio e 29 de setembro.  Estão convidados para participar desta audiência o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; e a secretária municipal adjunta de Saúde, Taciana Malheiros Lima Carvalho; além de representantes do Conselho Municipal de Saúde de BH; do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel); da Defensoria Especializada de Saúde de MG; e da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte/MG.  

Superintendência de Comunicação Institucional