VISITAS TÉCNICAS

Centros de saúde da Região Oeste serão fiscalizados na primeira semana de maio

Atendimento e instalações serão vistoriados no C. S. Waldomiro Lobo, no Madre Gertrudes, e no C. S. Havaí

sexta-feira, 29 Abril, 2022 - 14:00
Fachada do Centro de Saúde Havaí, uma casa de dois andares com duas portas e seis janelas frontais, gramas so redor e quatro pessoas atravessando a porta da grade de acesso, durante o dia.

Foto Cláudio Rabelo/CMBH

A qualidade do atendimento, da estrutura e a falta de remédios são algumas das questões que serão verificadas pela Comissão de Saúde e Saneamento durante visitas técnicas a dois centros de saúde da Região Oeste, a serem realizadas na primeira semana de maio. Na terça-feira (3/5), às 11h, a comissão irá ao Centro de Saúde Havaí, situado à Rua Paulo Diniz Carneiro, 742, bairro homônimo. Já na sexta-feira (6/5), às 10h30, será vistoriado o Centro de Saúde Waldomiro Lobo, localizado na Avenida Amazonas, 8.889, no Bairro Madre Gertrudes.

Wilsinho da Tabu (PP) é autor da visita técnica agendada para esta terça-feira, quando serão verificadas a qualidade do atendimento, as instalações para os usuários, a materialidade e as condições de trabalho dos servidores do Centro de Saúde Havaí. Conforme explica o vereador, a pandemia do novo coronavírus evidenciou a importância do sistema público de saúde e o comprometimento dos profissionais que estiveram à frente do combate à covid-19. Nesse contexto, cabe ao Poder Legislativo, de acordo com o parlamentar, fiscalizar o Executivo para que sejam garantidas as condições necessárias ao funcionamento adequado das unidades de saúde. “Estamos realizando um verdadeiro raio-x em todos os equipamentos de saúde de Belo Horizonte, verificando itens como oferta de remédios e condições de trabalho para os servidores”, salienta o parlamentar. Foram convidados a participar da visita técnica representantes da Secretaria Municipal de Saúde; da Coordenadoria de Administração Regional Oeste; do Centro de Saúde Havaí; da Diretoria Regional de Saúde Oeste; e o líder comunitário Uenderson.

Centro de Saúde Waldomiro Lobo

Solicitada por Nikolas Ferreira (PL), a visita técnica ao Centro de Saúde Waldomiro Lobo tem a finalidade de fiscalizar o equipamento de saúde e averiguar reclamações dos munícipes acerca da higiene e limpeza do local; precariedade da estrutura; escassez de remédios; demora no atendimento; falta de profissionais; e lotação. De acordo com o parlamentar, por funcionar em um imóvel tombado pelo patrimônio histórico, faz-se necessária na visita técnica a presença de representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também estão convidados para participar da vistoria representantes da Gerência de Controle de Edificações e de Obras; da Diretoria Regional de Saúde Oeste; e do centro de saúde.

Superintendência de Comunicação Institucional