VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai verificar obras e condições de atendimento em vários centros de saúde

Unidades localizadas nos Bairros Milionários, Capitão Eduardo, Nova Cintra e Conjunto Betânia serão fiscalizadas

sexta-feira, 1 Abril, 2022 - 12:15
Fachada do Centro de Saúde Betânia, com sete janelas e cinco árvores à frente, durante o dia.

Foto: Google Maps / Street View

Os centros de saúde são a porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde (SUS). Estrutura adequada à demanda de cada região e disponibilidade de profissionais e insumos são indispensáveis para um bom atendimento aos usuários. Visitas técnicas às unidades são rotina da Comissão de Saúde e Saneamento e na próxima semana mais quatro endereços serão fiscalizados. Na terça-feira (5/4), serão duas visitas: a primeira, às 9h30, solicitada por Professor Juliano Lopes (Agir), tem o objetivo de analisar o andamento das obras do Centro de Saúde Milionários; a segunda, às 11h, pedida por Léo (União), tem a finalidade de avaliar as condições estruturais, de higiene, atendimento e demais serviços básicos do C. S. Capitão Eduardo. Já na quarta (6/4), as instalações, qualidade do atendimento e condições de trabalho de duas unidades na Região Oeste serão conferidas a requerimento de Wilsinho da Tabu (PP): às 9h o C. S. Vista Alegre, e às 10h o C. S. Conjunto Betânia.

Primeira a receber a Comissão de Saúde na próxima semana, a unidade do Bairro Milionários, Região do Barreiro, fica na Rua dos Cruzeirenses, 30. Foram convidados para acompanhar a visita a Secretaria Municipal de Saúde, a gerente do Centro de Saúde Milionários, Izabela Soares Wilken, e a diretora Regional de Saúde Barreiro, Silvana Leite Pereira. 

Já o Centro de Saúde Capitão Eduardo está situado à Rua Ângela Benareges, 10, em bairro de mesmo nome, na Região Nordeste. Além da Secretaria Municipal de Saúde, e de Obras e Infraestrutura, foram chamados representantes dos trabalhadores na Mesa Distrital da Regional Nordeste, da Comissão Local de Saúde e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel). 

As unidades da Região Oeste estão localizadas na Rua Sêneca, 9, Bairro Nova Cintra, e na Rua Onã, 105, Conjunto Betânia. O vereador Wilsinho da Tabu explica que a pandemia de coronavírus evidenciou a importância do sistema público de saúde e o comprometimento das equipes de profissionais que estiveram, a todo momento, à frente do combate à doença. Neste cenário, é necessário que o poder público reveja as estruturas que compõem o sistema de saúde, e cabe ao Poder Legislativo cumprir seu papel de fiscalizar os atos praticados pelo Poder Executivo em estabelecer as condições necessárias para o funcionamento adequado e atender a toda a população de Belo Horizonte. Nos dois centros de saúde, serão observadas a qualidade do atendimento, das instalações para os usuários, a materialidade das unidades e as condições de trabalho dos servidores. 

Para as duas visitas, também foi convidada a Secretaria Municipal de Saúde, além da Administração Regional Oeste, Diretoria Regional de Saúde, e Gerências do Centro de Saúde Vista Alegre e do Centro de Saúde Conjunto Betânia.

Superintendência de Comunicação Institucional