EDUCAÇÃO CIDADÃ

Parlamento Jovem 2022 é aberto na Câmara de BH com o tema saúde mental

Oficinas, debates e votações voltam a ser presenciais. Propostas dos estudantes podem virar projetos de lei

quinta-feira, 28 Abril, 2022 - 20:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Levar conhecimentos aos estudantes do ensino médio e superior sobre cidadania e participação política é o objetivo do projeto Parlamento Jovem (PJ), realizado desde 2004 em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Pontifícia Universidade Católica (Puc-Minas). Na abertura oficial da edição 2022, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (28/4) na Câmara de BH, foi celebrada a volta da interação presencial dos participantes e anunciado o tema que vai pautar os trabalhos deste ano: Saúde Mental dos Jovens. Até outubro, estudantes das Escolas Estaduais Manuel Casasanta e Henrique Diniz, situadas nas Regionais Oeste e Centro-Sul da Capital, participarão de palestras e oficinas de formação temática e política, que vão embasar a elaboração, discussão e votação de propostas. Ao final das etapas municipal e estadual, as propostas aprovadas serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara e da Assembleia, respectivamente. Se acolhidas pelos parlamentares, elas podem vir a tramitar na forma de indicações ou projetos de lei.

Na presença de coordenadores do PJ na Câmara de BH, na ALMG e na PUC-Minas, professores e estudantes do ensino médio e superior, a vereadora Professora Marli (PP) declarou oficialmente aberta a 19ª edição do Parlamento Jovem no Município de Belo Horizonte. Em nome da presidente da Casa, Nely Aquino (Pode), ela agradeceu e elogiou os envolvidos na organização e condução do projeto, destacando sua relevância na formação dos jovens para o exercício da cidadania e da participação ativa nas esferas de debate e de decisão. 

A coordenadora da Escola do Legislativo da ALMG, Leandra Martins de Oliveira, lembrou aos jovens que, embora na mídia e em grande parte da sociedade a participação na política seja sempre associada a coisas negativas como corrupção e atos ilícitos, na verdade ela vai muito além disso, A participação no Parlamento Jovem e em movimentos sociais, por exemplo, são atos políticos que podem trazer o bem à coletividade. A coordenadora ressaltou que os conhecimentos e experiências adquiridos no PJ preparam os participantes para se tornarem agentes políticos mais qualificados a atuar em âmbito institucional, aperfeiçoando e propondo políticas públicas e ajudando a definir os rumos da cidade, do estado e da sociedade. Este ano, ela espera que os trabalhos resultem em propostas e contribuições importantes ao tema da saúde mental, inclusive relativos à destinação dos recursos orçamentários ao setor.

Leandra Martins explicou que as propostas elaboradas pelos participantes são votadas em três plenárias, e as aprovadas são reunidas no documento final enviado às casas legislativas dos municípios e do estado. “A abertura de mais uma edição do Parlamento Jovem é um momento importante ao promover a volta do protagonismo dos jovens no debate e proposição de ações e políticas públicas relevantes, que poderão vir a tramitar no Legislativo e representar um ganho enorme para a juventude, a sociedade, a cidade e o estado”, afirmou a coordenadora da etapa estadual.

Construir uma sociedade melhor

Gerente da Escola do Legislativo da CMBH, Roberto Almeida comemorou o retorno ao modelo presencial do projeto, realizado de forma remota nos últimos dois anos. O servidor ressaltou a importância da interação face a face entre os participantes e da presença física nas dependências do Poder Legislativo: “A ocupação dos espaços também tem uma dimensão educativa. Aqui vocês têm a oportunidade de sentar nas cadeiras dos vereadores, debater os mesmos temas e apresentar suas opiniões e contribuições, assim como eles”. Roberto salientou ainda que, antes e além do ambiente institucional, a política é feita na vida cotidiana. “Dentro de casa, com a família, negociamos os papéis, considerando a capacidade de cada um, discutimos e questionamos direitos e deveres”, exemplificou, citando as mudanças nas relações de trabalho e nas funções atribuídas tradicionalmente a homens e mulheres.

Parceira do PJ Minas desde a primeira edição, a PUC-Minas envolve professores e alunos na preparação e monitoria das atividades dos estudantes do ensino médio. “O Parlamento Jovem se alinha à missão da universidade de construir uma sociedade democrática, cidadã, participativa e mais justa”, celebrou Alexandre Eustáquio Teixeira, coordenador do Departamento de Ciências Sociais que representou o pró-reitor de extensão da instituição, Wanderley Chieppe. 

Após a solenidade de abertura, a servidora da Escola do Legislativo da Câmara de BH Florence Gallo falou sobre saúde mental dos jovens e realizou uma dinâmica com os estudantes em que, por meio de brincadeiras e contação de histórias, foi trabalhada a questão das emoções, nos aspectos biológicos e ambientais/culturais, e sua importância para a sobrevivência, a interação social, a empatia e a harmonia entre as pessoas.

Cronograma de 2022

Fevereiro e março: Encontro preparatório; apresentação do projeto aos professores; sensibilização e inscrição dos alunos para o projeto.
28 de Abril: Lançamento Oficial do PJ MINAS/BH
Maio:  Oficinas de Formação Política e de Formação Temática
Junho: Oficinas de Formação Temática e de construção de propostas; Grupos de Trabalho (Etapa Municipal); Plenária Municipal
Julho: Oficina de Estudo das propostas regionais
Agosto: Grupos de Trabalho (Etapa Regional); Plenária Regional (Polo Metropolitano); Encerramento oficial com entrega de certificado.
Setembro: Etapa Estadual (28 a 30/9)
Outubro: Atividade formativa com o TRE-MG 

Superintendência de Comunicação Institucional

 

Abertura oficial do Parlamento Jovem 2022