DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Comissão quer informações sobre escola interditada há dois anos para reparos

Visita técnica ao Jardim Felicidade irá averiguar as condições sanitárias e a infraestrutura asfáltica da Avenida Fazenda Velha

quinta-feira, 21 Julho, 2022 - 16:00
No Plenário Camil Caram os vereadores Wesley (vestido de camisa branca) e Braulio Lara (vestido de terno cinza e gravata laranja) participam da reunião.

Foto: Abraão Bruck/CMBH

O fechamento da Escola Municipal Carlos Góis, no Bairro Santo André, desde 2020, motivou a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário a acatar, nesta quinta-feira (21/7), pedido de informações questionando a PBH sobre obras de reparo na edificação. A unidade escolar está em área de risco geológico e foi interditada pela Defesa Civil. A comissão aprovou ainda pedidos de visita técnica para, entre outras coisas, averiguar as condições sanitárias e infraestrutura asfáltica da Avenida Fazenda Velha, no Bairro Jardim Felicidade. O colegiado também deu aval para a realização de quatro visitas técnicas no Bairro Sagrada Família, a pedido de Wilsinho da Tabu (PP). Confira aqui o resultado completo da reunião.

Escola interditada

As fortes chuvas de 2020 obrigaram a Defesa Civil a interditar temporariamente dez escolas municipais em BH. Uma delas, a Escola Municipal Carlos Góis, está interditada até hoje. A pedido de Nikolas Ferreira (PL), a comissão vai questionar o prefeito, Fuad Noman (PSD), e os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, e de Educação, Ângela Dalben. Por meio do requerimento, a comissão quer saber qual foi a data de início e qual a previsão de término das obras; qual a empresa envolvida e qual a data da licitação relativa à contratação. Os parlamentares querem saber ainda quem são os responsáveis técnicos, bem como o valor gasto até o momento. A comissão vai solicitar o envio da cópia do laudo técnico e dos documentos elaborados pela Defesa Civil que embasaram a decisão de interdição e que comprovam a movimentação geotécnica.

Fazenda Velha

A necessidade de realizar obras públicas como pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e implantação de rede de esgoto justificou o pedido de visita técnica, assinado por Gabriel (sem partido), à Avenida Fazenda Velha, no Bairro Jardim Felicidade. Segundo o parlamentar, o objetivo é discutir o planejamento e desenvolvimento da região, além de averiguar as condições sanitárias e infraestrutura asfáltica. Marcada para a próxima segunda-feira (25/7), às 10h, a visita terá como convidados o secretário municipal de Governo, Josué Valadão; o consultor na Secretaria Municipal de Governo, Silvinho Rezende; e o coordenador de Atendimento Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes. O ponto de encontro será na Avenida Fazenda Velha, nas proximidades do antigo número 1158 e novo 1615, Bairro Jardim Felicidade.

Sagrada Família

A pedido de Wilsinho da Tabu (PP), a comissão deu aval para realização de quatro visitas técnicas no Bairro Sagrada Família. Marcadas para o dia 8 de agosto, os trabalhos começarão às 10 horas, na Emei Sagrada Família (Rua Costa Monteiro, 875). Nesta visita, constam entre os pontos a serem estudados: melhorias no fluxo do trânsito com adequação do passeio para otimizar a circulação dos veículos; revitalização da sinalização vertical e horizontal; pintura de faixa indicativa de Devagar Escola; faixa para os alunos atravessarem e instalação de gradil para proteção dos estudantes. 

Às 10h30, o colegiado vai observar a possibilidade de melhorias no fluxo do trânsito, revitalização da sinalização vertical e horizontal, além de implantação de redutor de velocidade e de faixa de pedestres na Avenida Petrolina, 255

Às 11h, a comissão segue para Avenida Petrolina, 987. De acordo com Wilsinho da Tabu, nesse ponto, o comércio local necessita da intervenção dos técnicos da BHTrans, para orientarem a melhor forma de se estabelecer um espaço de estacionamento para seus clientes. Segundo o parlamentar, a placa de "Carga e Descarga" existente nas imediações impede que os consumidores estacionem e usufruam do comércio da região.  

Já na Rua Juacema, 261, a comissão vai analisar, às 11h30, a alteração dos itinerários das linhas de ônibus que passam na Rua Juacema para o seu trajeto anterior na Avenida Cristiano Machado e solicitar um estudo do fluxo de carros na Rua Juacema, proveniente do desvio das linhas 8102, 8106, 8108, 8150, além da linha 8103 que já usava a via como rota. O vereador justificou que se trata de um pedido dos moradores e transeuntes incomodados com o transtorno causado pelo desvio. Para acompanhar os trabalhos neste dia, serão convidados representantes da BHTrans, da Sumob, da Sudecap e da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste. 

Superintendência de Comunicação Institucional