VISITA TÉCNICA

Parque Guilherme Lage será vistoriado nesta quarta (13/7)

Objetivo é verificar a possibilidade de implantação de uma base de treinamento do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal

segunda-feira, 11 Julho, 2022 - 16:15

Foto: Arquivo PBH

Conferir as condições físicas e verificar se há a possibilidade de implantação de base de treinamento do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal no Parque Municipal Professor Guilherme Lage, localizado na Rua Angola, 665, Bairro São Paulo, Região Nordeste de BH. Este é o objetivo de visita técnica ao local aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana e marcada para quarta-feira (13/7), às 9h30.

Solicitada pelo vereador Rubão (PP), a visita surgiu a partir de denúncias de moradores que reclamam de abandono do local por parte do poder público. “Diante de tais fatos, solicitamos a visita técnica para verificar quais as condições físicas e de funcionamento do parque”, afirmou o vereador no requerimento por meio do qual solicita a vistoria.

Foram convidados para acompanhar os trabalhos o comandante da Guarda Civil Municipal, Rodrigo Sérgio Prates, e representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e do Grupo de Operações com Cães (GCO).

GOC

Segundo a PBH, o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal possui um total de oito animais das raças pastor Alemão, pastor Belga Malinois, Border Collie, Golden Retriever e Rottweiler. Cada animal é utilizado em uma atividade específica da corporação, de acordo com as características individuais e de sua raça.

Conforme a Guarda, cada cão recebe um treinamento particularizado, de acordo com a modalidade do trabalho que executa no grupamento da corporação. Uma equipe composta por adestradores, tratadores, condutores de cães e figurantes (que simulam ataques ou agem como se fossem suspeitos em fuga) garante o acolhimento, o cuidado e o treino que eles necessitam para estarem aptos a agir nas ruas. Ainda segundo a Guarda, “o uso dos cães possibilita reduzir o impacto negativo da abordagem policial, sobretudo em locais públicos, como praças e parques, onde a presença de jovens, crianças e idosos é frequente”.

Parque Guilherme Lage

Localizado às margens do Anel Rodoviário, o Parque Professor Guilherme Lage possui uma das maiores áreas verdes preservadas da Capital. São cerca de 120 mil m² que concentra diversas nascentes, duas lagoas, 1.700 espécimes de mais de 150 tipos de plantas e uma fauna composta por aves, anfíbios e répteis, podendo ser observados sabiás, bem-te-vis, micos-estrela e gambás.

Implantado em 1982 no antigo viveiro da Prefeitura de Belo Horizonte, o parque possui, segundo a PBH, vegetação bastante significativa e foi quase toda plantada quando o local funcionava como Horto Municipal. Atualmente o Guilherme Lage abriga quadras poliesportivas, playground, equipamentos para exercícios físicos, mesas de jogos, campo de futebol, pista de skate, trilha e funciona diariamente de 8h às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional