VISITA TÉCNICA

Vereadores irão avaliar reforma da ciclovia da orla da Lagoa da Pampulha

Segundo ciclistas, após reforma, pista apresentou problemas como excesso de quebra-molas, pintura gasta e falta de sinalização

sexta-feira, 12 Agosto, 2022 - 15:30

Foto: Amira Hissa_PBH

O resultado das obras da ciclovia no entorno da Lagoa da Pampulha será avaliado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário em visita técnica a ser realizada na próxima quarta-feira (17/08).  Solicitada por Jorge Santos (Republicanos), a vistoria está agendada para as 10h, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, com ponto de encontro na Barragem da Pampulha. Mesmo após a reforma da ciclovia da orla da Pampulha, frequentadores observaram problemas no local, os quais foram debatidos, no dia 28 de julho, em audiência pública realizada por requerimento de Jorge Santos.

Na audiência pública, Jorge Santos apontou uma série de irregularidades observadas na ciclovia após as obras: trincas no asfalto, bocas-de-lobo mal colocadas, trechos que causam trepidação para o ciclismo, áreas sem acessibilidade e com pintura gasta. O vereador também assinalou que o local apresentava trechos com excesso de quebra-molas diante da recente implementação de vias elevadas para pedestres. Ciclistas regulares apontaram problemas de sinalização e ratificaram a necessidade de que fossem sanadas as pendências antes da entrega definitiva da obra.

A reforma da Ciclovia da Pampulha contou com investimentos em ações como elevação da pista de bicicletas para o nível da calçada, ampliação da largura da ciclovia para 2,5 metros, instalação de separação física da pista de caminhada por jardins e adequações geométricas. O projeto também contemplou a execução de travessias elevadas de pedestres  em todas as interseções da pista de tráfego para proporcionar conforto e segurança aos pedestres, instalação de placas e pintura no solo.

Também durante a audiência, representantes da BHTrans, da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha e da Secretaria Municipal de Obras se comprometeram a vistoriar o local e ressaltaram a importância do trabalho conjunto com a Câmara Municipal. Autoridades municipais se mantiveram abertas ao diálogo e representante de uma construtora executante do projeto prestou esclarecimentos sobre os problemas e as possibilidades de repará-los antes da conclusão da obra.

Os convidados para a visita técnica são representantes das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura; de Governo; da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha; da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); e da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans). Também foram convidados os representantes das empresas Construtora Alvarenga Santos Ltda., Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda. e JVF Empreendimentos EIRELI, além dos cidadãos Gustavo Paiva, Gustavo Diocleciano e Pedro Gomes.

Superintendência de Comunicação Institucional