Comissão aprova visita técnica para avaliar obras de drenagem no Bairro Tupi
Construção de jardins de chuva no Planalto, realizada com recursos de emenda parlamentar, também será vistoriada
![Vereadora, sentada, lê documento, em frente ao computador.](https://cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/noticias_destaques/2023/06/comissao_drenagem_foto_barbara_crepaldi.jpg?itok=tUJowx13×tamp=1687895293)
Foto Bárbara Crepaldi/CMBH
Vereadores aprovaram duas visitas técnicas a ruas diferentes da Região Norte em reunião da Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana na última segunda-feira (26/6). Uma delas visa avaliar a possibilidade de obras de drenagem na Rua Progresso, 167, Bairro Tupi, e foi agendada para o dia 7 de julho, às 9h30, no endereço citado. Outra irá verificar o andamento das obras de construção e instalação dos jardins de chuva na Rua Professor Massanielo Santos, 173, Bairro Planalto, no dia 24 de julho, às 10h. A comissão também aprovou pedido de informação endereçado ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, sobre a existência de projeto de obras de escoamento de água pluvial na Rua Miramar, no Bairro Ribeiro de Abreu, Região Nordeste de Belo Horizonte. Durante a reunião, a presidente da comissão, Fernanda Pereira Altoé (Novo), propôs que os vereadores proponham, em conjunto, um pedido de visita técnica a obras de contenção de Contagem, que afetam bacias da capital mineira. Confira aqui o resultado completo da reunião.
Região Norte
A comissão aprovou a realização de duas visitas técnicas a locais situados na Região Norte. Uma delas foi solicitada por Loíde Gonçalves (Pode) com o objetivo de avaliar a possibilidade de obras de drenagem na Rua Progresso, n° 167, Bairro Tupi. A visita está agendada para o dia 7 de julho, às 9h30, no endereço citado.
No texto do requerimento, a vereadora explica que não existe sistema de drenagem na região, o que leva ao alagamento da área e de residências do local. Ela solicita que os representantes do Município apresentem informações acerca das possíveis soluções à questão em pauta e as providências cabíveis, acompanhadas de prazo de execução. Os convidados sugeridos são os secretários municipais de Governo, Josué Costa Valadão, de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique de Castilho Marques de Sousa, e o diretor de Gestão de Águas Urbanas, Ricardo de Miranda Aroeira.
Outra visita técnica foi solicitada por Fernanda Pereira Altoé (Novo) com a finalidade de verificar o andamento das obras de construção e instalação dos jardins de chuva e a aplicação dos recursos originários de emenda impositiva de autoria da parlamentar. O evento irá ocorrer no dia 24 de julho, às 10h, na Rua Professor Massanielo Santos, n° 173, Bairro Planalto.
A parlamentar afirma que em 2021 destinou R$ 644.610,00 para construção e implantação de jardins de chuva em Belo Horizonte por meio de emendas impositivas. Altoé explica que a medida é uma importante alternativa para auxiliar o sistema de macrodrenagem e melhorar a drenagem urbana no Município, e complementa que a fiscalização da aplicação dos recursos e a correta execução das emendas é necessária. Durante e reunião, ela comentou que, com a emenda impositiva citada, foi possível destinar recursos à construção de 60 jardins de chuva na capital mineira. Altoé solicitou, ainda, que sejam convidados representantes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smobi) e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Ribeiro de Abreu e Contagem
Parlamentares também aprovaram pedido de informação sobre a existência de projeto que preveja obras de escoamento de água pluvial na Rua Miramar, no Bairro Ribeiro de Abreu, Região Nordeste de Belo Horizonte. Assinado por Loíde Gonçalves (Pode) e endereçado ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, o requerimento também solicita, em caso de resposta positiva, informações sobre o andamento do projeto. Loíde questiona, ainda, se há previsão para execução e conclusão da obra mencionada.
Presidente da Comissão, Fernanda Pereira Alto também sugeriu, em reunião, a realização conjunta de um requerimento para a realização de visita técnica das obras de contenção de Contagem, especialmente as bacias B3 e B4, que terão um trabalho complementar na bacia B5 de Belo Horizonte, além de obras já finalizadas como a da Olaria, no Bairro Santa Inês, Região Leste. Irlan Melo (Patri) se prontificou a assinar as solicitações sugeridas, as quais considerou fundamentais. “É importante que a Comissão tenha acesso às obras que já estão funcionando, mesmo que seja em outra comarca, como é o caso de Contagem, pois elas afetam diretamente Belo Horizonte”, disse.
Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Fernanda Pereira Altoé, Irlan Melo e Marcos Crispim (PP).
Superintendência de Comunicação Institucional