Agosto Lilás discute combate à violência contra a mulher na próxima terça, dia 22
No mês de conscientização, encontro reunirá TJMG, Ministério Público, Polícia Civil, PM, Guarda e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Foto: Karoline Barreto/CMBH
Um xis desenhado na palma da mão com caneta ou até mesmo um batom é mais uma ferramenta de enfrentamento à escalada de casos de violência contra a mulher, que neste mês ganha os holofotes como Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. O tema será debatido em audiência pública pela Comissão das Mulheres da CMBH, na próxima terça-feira (22/8), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. O evento será transmitido ao vivo pelo Portal da CMBH e a comunidade pode participar enviando perguntas e sugestões por meio deste link.
De acordo com o requerimento, assinado por Loide Gonçalves (Pode) e Cida Falabella (Psol), a proposta é debater a efetivação de medidas de prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher. Segundo as autoras é necessário conscientizar a população trazendo informações pertinentes ao tema tendo em vista que a violência contra a mulher é uma questão social que não distingue raça, etnia, grau de escolaridade, classe social, religião, orientação sexual e idade. “Todos os dias, somos impactados por notícias de mulheres que tiveram seus direitos humanos violados”, afirmaram.
Para contribuir com o debate, foram convidadas a presidente da Comissão Enfrentamento a Violência Contra a Mulher da OAB/MG, Isabella Pedersoli; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMG, desembargadora Evangelina Castilho Duarte; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, a promotora Patrícia Habkouk Ferreira; e a representante da Unidade de acolhimento e orientação à mulher em situação de violência, da Polícia Civil, Karine Tassara. Também foram convidadas, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Jane Idresia dos Santos; a Guarda Municipal, Aline Oliveira; e a Polícia Militar de Minas Gerais, Ten-Cel Ivana Ferreira Quintão.
Superintendência de Comunicação Institucional