DRENAGEM URBANA

Comissão vai vistoriar jardins de chuva no Planalto e afundamento no Floramar

Estrutura que contribui na drenagem de águas pluviais obteve destinação parlamentar. Agenda está marcada para quinta (31/8)

segunda-feira, 21 Agosto, 2023 - 11:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana deve realizar na próxima semana visita técnica às obras de instalação de jardins de chuva no Bairro Planalto. A vistoria foi aprovada na manhã desta segunda-feira (21/8) durante reunião do colegiado. Parlamentares também definiram por realizar visita técnica à Rua Benjamin Teixeira Machado, no Bairro Floramar, onde há relato de afundamento de via em função de acúmulo de água. Além disso, irão solicitar informações acerca de instalação de bocas de lobo na Rua Antônio Bandeira, no Bairro Tupi-B. Confira o resultado completo da reunião.

R$ 644 mil em emenda parlamentar

Jardins de chuva são estruturas que contribuem para a captação da água da chuva, criando espaços de armazenamento que facilitam a infiltração no solo e ajudam na recarga do lençol freático. Segundo a Prefeitura Municipal, que já investe na técnica, estão em implantação três jardins de chuva, que servirão como projetos-piloto da ação: o primeiro, no Parque JK, no Bairro Sion; o segundo, na Rua Prof. Ricardo Pinto, esquina com Rua Roberto Lúcio Aroeira, no Itapoã; e o terceiro, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no Planalto.

Na quinta-feira (31/8), às 9h30, a pedido de Fernanda Pereira Altoé (Novo), a comissão irá vistoriar as obras de construção e instalação dos jardins de chuva, no Bairro Planalto. O objetivo, segundo a parlamentar, é verificar o andamento das obras e a aplicação dos recursos originários de emenda impositiva assinada por ela. Segundo Fernanda, em 2021, a destinação de valores à iniciativa somou o total de R$ 644.610,00. O ponto de encontro para a agenda é na Rua Professor Massanielo Santos, nº 173, no Bairro Planalto e representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) e Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) foram convidados.

Também chamados de Sistema de Biorretenção, os jardins utilizam a atividade biológica de plantas e microorganismos para remover os poluentes das águas pluviais. As estruturas, que auxiliam na prevenção de inundações, recebem o escoamento de água e acumulam os excessos, formando poças que se infiltram gradualmente no solo, auxiliando o sistema de drenagem a trabalhar dentro da capacidade, mesmo durante os picos de precipitação.

Afundamento de via

Um dia antes, na quarta-feira (30/8), a comissão deverá realizar visita técnica à Rua Benjamin Teixeira Machado, n° 12, no Bairro Floramar. A agenda, solicitada por Loíde Gonçalves (Pode), deve verificar a possibilidade de a via estar cedendo em função de considerável acúmulo de água, o que, segundo a parlamentar, está causando afundamento da pista e trazendo preocupações aos moradores da região.

Além de representantes da Diretoria de Operações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais Copasa, foram convidados para a agenda, membros Secretaria Municipal de Governo; da Smobi; da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas e da Gerência Regional de Manutenção Norte.

Bocas de lobo

Os alagamentos nos períodos de chuvas também são preocupação no Bairro Tupi-B, na região norte da cidade.  A pedido de Loíde Gonçalves, a comissão deve pedir informações sobre a instalação de bocas de lobo em toda a extensão da Rua Antônio Bandeira. Os dados devem ser solicitados à Superintendência de Mobilidade. A parlamentar questiona, dentre outros pontos, se há estudos e projetos de drenagem para a via.

Além de Fernanda Pereira Altoé, que preside o colegiado, participaram da reunião os vereadores lrlan Melo (Patri), Marcos Crispim (Pode) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB).

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

24ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana