AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, apoio à geração de renda entre a comunidade feirante no pós-pandemia

Comissão espera discutir com trabalhadores e representantes do Executivo medidas para combater os reflexos da crise

sexta-feira, 11 Agosto, 2023 - 18:15

Foto: Urbel/Portal PBH

Além de representar grave ameaça à saúde pública, a pandemia da covid-19 impôs duros golpes ao desenvolvimento da cidade, trazendo restrições que prejudicaram seriamente diferentes setores da economia popular. A comunidade dos feirantes foi uma das mais afetadas e busca, ainda hoje, formas de se recuperar plenamente dos efeitos da situação de emergência sanitária. Para discutir o problema e buscar soluções, a Comissão de Administração Pública realiza audiência na próxima quarta-feira (16/8), às 13h30, no Plenário Camil Caram, por requerimento do vereador Wilsinho da Tabu (PP). O evento pode ser acompanhado presencialmente, ou de forma remota, pelo canal da Câmara Municipal no YouTube. A população já pode enviar perguntas, dúvidas ou sugestões sobre o assunto por meio deste link.

Segundo o parlamentar, a pandemia afetou a possibilidade de exposição dos trabalhos em artesanato e a comercialização de alimentos e bebidas nas feitas. Mesmo agora, mais de um ano após o fim do período oficial de emergência, o volume de vendas não retornou aos níveis da época pré-pandêmica; além disso, muitos pequenos empreendedores têm encontrado dificuldades para se reestabelecer depois dos prejuízos vivenciados entre 2020 e 2022. 

Para dar soluções ao problema, fortalecendo as oportunidades de trabalho e renda para a comunidade, o vereador Wilsinho da Tabu espera reunir, na audiência pública, representantes do Executivo e trabalhadores das feiras regionais de artesanato, bem como das feiras de bebidas e comidas típicas, no intuito de buscar, coletivamente, alternativas para garantir o desenvolvimento desse importante setor da economia popular, que hoje é um patrimônio da cidade. 

Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes das Secretarias Municipais de Governo, de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, além da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e das Coordenadorias de Atendimento das nove regionais do municípios. Feirantes e membros da Associação dos Amigos e Moradores do Entorno do Estádio Independência e Adjacências (Aameia) e da Associação Comunitária do Bairro Sagrada Família (Acobasf) também integram a lista de convidados. 

Superintendência de Comunicação Institucional