ARENA MRV

Vizinhança cobra medidas para mitigar impactos de eventos realizados no estádio

Gestores do empreendimento afirmam estar abertos para ouvir a comunidade e buscar a redução paulatina dos problemas 

segunda-feira, 18 Setembro, 2023 - 18:15

Foto: Barbara Crepaldi/CMBH

Moradores do Bairro Camargos, vizinhos da Arena MRV, foram recebidos pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana em audiência pública realizada nesta segunda (18/9), por requerimento de Janaina Cardoso (União), para tratar de medidas capazes de reduzir os impactos de jogos e de outros eventos no cotidiano da comunidade. Entre as reclamações, estão queixas a respeito da sujeira nas ruas e dos gargalos no trânsito. A Arena MRV afirma estar agindo para mitigar os problemas. Segundo os gestores do empreendimento, à medida em que os eventos ocorrem e que a extensão de seus impactos é avaliada, tem se verificado uma redução paulatina nos transtornos gerados à comunidade, com melhorias em aspectos ligados à limpeza urbana e à dificuldade de circulação de veículos. 

Requerente da audiência, a vereadora Janaína Cardoso destacou que empreendimentos como o novo estádio do Atlético trazem ônus e bônus para a cidade. Se por um lado, a arena contribui com o desenvolvimento local e para a geração de emprego e renda, por outro, traz uma série de desafios associados à garantia dos direitos dos moradores do entorno, o que exige a adoção de medidas capazes de reduzir os impactos e evitar incômodos a quem mora na região.

Queixas da comunidade

Segundo Michele Carvalho, da Associação de Moradores do Bairro Camargos, em dias de jogos, os transtornos incluem sujeira, a atuação irregular de ambulantes e a falta de sanitários químicos, o que faz com que muitas pessoas usem as calçadas como banheiros, além de problemas de trânsito e sinalização, com alterações no tráfego e fechamentos de vias que dificultam o ir e vir dos moradores. A situação seria mais grave para quem vive no Condomínio Mundi, situado na Rua Gentil Portugal. Alguns condôminos relataram ter de esperar mais de 50 minutos para entrar ou sair de casa em dias de evento. Para fazer frente ao problema, uma das reivindicações da comunidade é que sejam distribuídas credenciais para os moradores, de forma a minimizar os empecilhos à circulação. 

Segundo Rodrigo Messano, diretor de Operações do Atlético Mineiro, o momento é de realização de estudos e de mapeamento de impactos para garantir a diminuição dos problemas percebidos pela comunidade nos dias de jogos. Segundo ele, desde a realização dos primeiros eventos teste, já houve melhoras significativas em vários âmbitos, com a diminuição dos gargalos no trânsito e a qualificação na limpeza, ponto de vista que foi corroborado por Érica Santos, representante da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) na audiência pública. Nos termos da legislação em vigor, o promotor do evento é responsável por garantir a limpeza do local e de seu entorno imediatamente após o encerramento das atividades, providenciando a varrição, a coleta de resíduos e as lavagens necessárias. 

Trânsito  

De acordo com Fernando Oliveira, da BHTrans, o órgão tem trabalhado para minimizar os impactos no trânsito e reduzir o tempo de entrada e saída no estádio, com ações para viabilizar a passagem em contrafluxo e a implantação de pontos de travessia semaforizada nas vias, além da instalação de sinalização móvel para orientar o fluxo e a parada de veículos. Para fazer frente às dificuldades de ir e vir dos moradores, ele apontou que uma das alternativas seria a concessão de credenciais para facilitar a circulação de quem vive na região. A Arena MRV, a quem cabe a execução do serviço, indicou que está trabalhando na contratação do censo que permitirá o processo de credenciamento. Fernando Oliveira apontou ainda a necessidade da realização de campanhas educativas para estimular o uso de transporte público, como ônibus e metrô, como forma de contribuir para a redução dos gargalos no trânsito. 

Ambulantes 

No tocante à atuação irregular de caixeiros e vendedores ambulantes, José Mauro Gomes, subsecretário de Fiscalização Urbana de Belo Horizonte, explicou que a PBH vai regulamentar a Lei 11.479/2023, relativa a normas de atuação desses trabalhadores em manifestações esportivas e culturais. A expectativa é que o processo abra portas para o credenciamento desses agentes, procedimento que deve contribuir para o controle da atuação irregular dos vendedores. 

No âmbito da segurança, o representante da Polícia Militar destacou que não foi registrado, desde o início da operação do estádio, nenhum crime violento durante os eventos. O policiamento tem sido reforçado com o patrulhamento de áreas estratégicas do entorno do estádio, como a saída da estação do metrô, o Anel Rodoviário e as vias de acesso à Arena, o que visa a aumentar a segurança de moradores e frequentadores do local. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Audiência pública para avaliar as condições de urbanidade e os impactos causados pelo uso da Arena MRV na região dos bairros próximos em dias de eventos - 30ª Reunião Ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana