AUDIÊNCIA PÚBLICA

Demanda reprimida de pacientes de hemodiálise por transporte sanitário em pauta

Pacientes recebem diferentes tipos de auxílio conforme estado de saúde. Falta de assistente social tem causado demora na triagem

quarta-feira, 6 Dezembro, 2023 - 17:00

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

A Comissão de Saúde e Saneamento realiza audiência pública nesta quinta-feira (7/12), às 13h, no Plenário Camil Caram, para discutir sobre a demanda reprimida de transporte sanitário para pacientes de hemodiálise e a viabilidade de inclusão de mais um assistente social nesse serviço. Solicitado por Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), o evento visa discutir os problemas enfrentados pelo novo protocolo de transporte sanitário oferecido pelo Município, e buscar soluções para que os pacientes em espera possam ser atendidos. O encontro também será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube. A população pode participar enviando perguntas, comentários e sugestões por meio deste formulário eletrônico

Reinado Gomes, a pedido de cidadãos, visitou a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para verificar como é feito o transporte sanitário de pacientes com hemodiálise. De acordo com o quadro clínico de cada paciente, é definida uma das modalidades de transporte: transporte público, carro alugado pela Prefeitura (com horário marcado para ida e volta), ou transporte pelo Samu (solicitado pelos hospitais que atendem ao SUS). Nesta modalidade, os pacientes são avaliados por três assistentes sociais do Samu em suas residências. 

A falta de assistentes para avaliar esses pacientes, que têm estado de saúde mais frágil e fazem hemodiálise cerca de três vezes por dia, tem gerado uma espera de 90 a 180 dias, pois a fila de espera recebe, em média, dez pacientes por dia. Enquanto aguardam, muitos dependem de favores, enquanto outros acionam transporte por aplicativo, mesmo sem recursos para fazê-lo. O debate visa buscar soluções para os problemas elencados, como a contratação de mais uma assistente social. 

Foram convidados para a reunião o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, o gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Transporte em Saúde (Samu) Roger Lage Alves, a presidente do Conselho Distrital de Saúde Norte, Mônica Maciel, e a representante da Gerência de Urgência, Raquel Felisardo Rosa.

Superintendência de Comunicação Institucional