AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores querem discutir impactos do Independência no cotidiano da vizinhança

A reunião, que ocorre na segunda, busca soluções para garantir uma convivência harmoniosa entre a Arena e a comunidade

sexta-feira, 1 Dezembro, 2023 - 11:30

Foto: Foto Adão de Souza/Portal PBH

O funcionamento da Arena Independência e seus reflexos na qualidade de vida dos moradores e comerciantes do entorno estarão em debate em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, nesta segunda-feira (4/12), às 13h30, no Plenário Camil Caram. O requerimento foi apresentado pelo vereador Wilsinho da Tabu (PP). A população pode participar enviando perguntas, comentários e sugestões por meio deste formulário eletrônico. O encontro, além disso, será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube.

A Arena Independência tem capacidade para 23 mil pessoas. Localizada no Bairro Horto, o estádio tem em seu entorno empreendimentos comerciais e residências. Ao defender a necessidade da audiência, Wilsinho da Tabu ressaltou que os moradores querem um diálogo amplo, participativo e transparente, que envolva a comunidade, as autoridades e entidades impactadas, com o “intuito de revisar e implementar medidas necessárias para a harmoniosa integração e operacionalidade da Arena Independência no tecido urbano e social da região”.

Em junho do ano passado, o estádio foi pauta de debate durante audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, também por requerimento de Wilsinho. Na ocasião, moradores disseram que muitos dos problemas apontados poderiam ser resolvidos por ações efetivas de fiscalização, a exemplo da circulação e estacionamento irregular de veículos e da presença de ambulantes e de bares não licenciados. 

Para o debate desta segunda-feira, além de integrantes de associações de moradores e de dirigentes da arena, são esperados representantes da BHTrans; da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste; da Guarda Civil Municipal; do Corpo de Bombeiros; da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Superintendência de Comunicação Institucional