VISITAS TÉCNICAS

Hospitais Odilon Behrens e Dr. Célio de Castro receberão vereadores nesta sexta

Serviços, estrutura e corpo técnico serão avaliados pela Comissão de Saúde e Saneamento. Momento é de alta demanda por causa da dengue

quinta-feira, 21 Março, 2024 - 12:30
Fachada do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, durante o dia.

Foto: Amira Hissa/PBH

As condições estruturais e de funcionamento, o corpo técnico e os insumos de dois hospitais municipais serão averiguados em visitas técnicas realizadas pela Comissão de Saúde e Saneamento nessa sexta-feira (22/3). O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), localizado na Rua Formiga, nº 50, Bairro São Cristovão, será verificado às 8h. Já o Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro (HMDCC), situado na Rua Dona Luiza, nº 311, Bairro Milionários, recebe os vereadores às 13h30. As duas visitas foram solicitadas por José Ferreira (PP), em função da grande demanda de atendimentos de urgência devido às arboviroses (dengue, chikungunya e zica). 

O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, foi convidado para as agendas. Para a visita ao HOB foi convidado o coordenador de Atendimento Regional Noroeste, Felipe Santos Ferreira, e para a visita ao Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, foi convidado o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Oscar Augusto Duval da Silva.

Saiba mais

Inaugurado em 30 de março de 1944 e construído na gestão do então prefeito de Belo Horizonte, Dr. Juscelino Kubistcheck, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens nasceu como hospital municipal destinado exclusivamente ao atendimento aos funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte. Em 1989, passou a integrar o recém-criado Sistema Único de Saúde (SUS) e atender pacientes de Belo Horizonte e de cidades da Região Metropolitana de BH. Em 2004, o HOB foi credenciado pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino e, atualmente, possui 18 Programas de Residência Médica e seis Programas de Residência Multiprofissional, formando anualmente uma média de 110 especialistas por ano. Para esse ano, está prevista a entrega de uma nova maternidade no Complexo HOB, cuja construção está em andamento.

Já o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro foi construído por iniciativa de Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, viabilizado e equipado através de parceria público-privada entre a PBH e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) ONM Health.  Ele iniciou seu funcionamento em dezembro de 2015 com 47 leitos. A primeira expansão de leitos e serviços ocorreu em setembro de 2016, quando o Hospital atingiu 90 leitos em funcionamento. Em agosto de 2017, foram abertos mais 100 leitos e, em dezembro, atingiu sua plena capacidade e passou a funcionar com 460 leitos.

Superintendência de Comunicação Institucional