DRENAGEM URBANA

Rachaduras em casas impactadas por obras contra enchentes serão vistoriadas

Moradias estão no Bairro São Gabriel. Escoamento de águas da chuva nos Bairros Guarani e Tupi também serão verificadas

quarta-feira, 20 Março, 2024 - 11:30

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Parlamentares irão vistoriar no dia 4 de abril o surgimento de trincas e rachaduras em moradias no Bairro São Gabriel. A agenda foi aprovada na manhã desta quarta-feira (20/3), durante reunião da Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana. Os danos às moradias estariam sendo causados pelo impacto das obras de implantação de canal de macrodrenagem paralelo ao Ribeirão do Onça e implantação da estrutura hidráulica no local. O colegiado também definiu, para a próxima semana, visitas técnicas aos Bairros Guarani e Tupi, quando serão verificados problemas de escoamento de água pluvial em ruas da região. 

Trincas e rachaduras

Segundo Fernanda Pereira Altoé (Novo), que  solicitou a visita técnica ao Bairro São Gabriel, um grupo de moradores da região esteve em seu gabinete e relatou que algumas casas estão sendo impactadas pelas obras, com o surgimento de trincas e rachaduras nas paredes e pisos, gerando temor de desabamento.

As moradias impactadas estão no entorno das obras de implantação de canal de macrodrenagem paralelo ao Ribeirão do Onça e implantação da estrutura hidráulica (Praça das Águas), na confluência do Córrego Cachoeirinha e Ribeirão Pampulha. A vistoria foi acertada para 4 de abril, às 16h, com ponto de encontro na Estação do Move São Gabriel.

Para a visita são esperados representantes Representante da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smobi), da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH (Urbel), da Defensoria Pública de Direitos Humanos e da empresa que realizou vistorias técnicas nas casas do bairro.

Águas de chuva

Por solicitação de Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), o escoamento de águas de chuva também será verificado. Na segunda-feira (25/3), às 16h30, o colegiado vai à Rua Itami, em frente ao nº 443, no Bairro Guarani. Já na quarta-feira (27/3), também às 16h30, a vistoria será na Rua Hermenegildo Chaves Monzeca, nº 905, Bairro Tupi.

Para as agendas foram convidados representantes da Sudecap e da Coordenadoria Regional de Atendimento Venda Nova.

Assista à íntegra da reunião

Superintendência de Comunicação Institucional

30ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana