AUDIÊNCIA PÚBLICA

Saúde mental feminina será debatida pela Comissão de Mulheres na terça

Proposta é identificar lacunas e sugerir estratégias para melhorar o serviço de atendimento voltado para as mulheres

sexta-feira, 22 Março, 2024 - 12:00
Imagem na tela do computador do rosto de uma mesma mulher causasiana em três momentos, identificando a passagem do tempo da vida

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A maioria das mulheres faz muito além das jornadas de trabalho, porque precisam dar conta dos filhos, das tarefas domésticas, muitas vezes sozinhas; essa sobrecarga de múltiplos papeis pode afetar a saúde mental feminina. Pensando nisso, a Comissão de Mulheres vai debater o tema em audiência pública na próxima terça-feira (26/3), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Objetivo é identificar lacunas e sugerir estratégias para melhorar o serviço de atendimento voltado para elas. Com transmissão ao vivo pelo canal da CMBH no Youtube, a reunião é aberta à participação do público, que pode enviar perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário já disponível.

Para as autoras do requerimento, Loide Gonçalves (Pode) e Marcela Trópia (Novo), a saúde mental é um componente fundamental do bem-estar individual e coletivo, e as mulheres muitas vezes enfrentam pressões e desafios únicos que merecem uma atenção específica. Segundo elas, a proposta é criar um espaço de diálogo e reflexão, permitindo a troca de experiências, o compartilhamento de informações, além de identificação de possíveis lacunas nos serviços de saúde mental destinados às mulheres de Belo Horizonte. “É crucial discutir estratégias para aprimorar e fortalecer as políticas públicas voltadas para a saúde mental feminina, garantindo um ambiente mais saudável e equitativo para todas”, afirmaram.

Ainda de acordo com as parlamentares, o encontro pretende avaliar políticas públicas existentes voltadas para a promoção da saúde mental da mulher. “Será uma oportunidade de identificar lacunas e sugerir intervenções governamentais para garantir o acesso equitativo e de qualidade aos serviços de saúde mental. Além disso, será um momento para destacar estratégias de identificação precoce e prevenção dos principais transtornos mentais que afetam as mulheres, como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, entre outros.

Foram convidados para participar do evento o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias; o gerente da Rede de Saúde Mental de Belo Horizonte,  Políbio José de Campos Souza; e as médicas psiquiatras Cristiane Carvalho Ribeiro e Carlisa Silver. 

Superintendência de Comunicação Institucional