Licitação para obras de drenagem deve ter início no segundo semestre de 2025
Moradores e comerciantes demandam intervenções de engenharia que ponham fim a alagamentos. Visita técnica será agendada
Foto: Dara Ribeiro/CMBH
Obras de drenagem no entroncamento das Avenidas Basílio da Gama e Saramenha, no Bairro Tupi, Região Norte, são pleiteadas há anos por moradores e comerciantes, tendo em vista que, em períodos de chuvas, a área fica alagada, com água invadindo os imóveis. Soluções para o problema foram discutidas em reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, ocorrida nesta segunda-feira (6/5). A requerente, Loíde Gonçalves (MDB), informou que irá acompanhar o trabalho da PBH e da Copasa na região e anunciou a realização de nova visita técnica, com convite aos órgãos pertinentes (Sudecap, Diretoria de Gestão de Águas Urbanas e Copasa), com o intuito de garantir que as soluções de engenharia a serem implementadas possam efetivamente resolver a questão dos alagamentos. A expectativa, segundo a Sudecap, é que um estudo necessário para a abertura do processo licitatório da obra fique pronto no segundo semestre do ano que vem.
O representante da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Giovani Serraviti, explicou, durante a reunião, que o estudo necessário para a execução de obras a montante do curso d’água já está pronto, sendo necessária, ainda, a conclusão de estudo referente a jusante do curso d’água, o qual somente deverá estar disponível no segundo semestre de 2025, momento a partir do qual poderão ter início os processos licitatórios para execução das obras. A água que desce para a foz do curso d'água é a jusante; já a montante é a parte acima, de onde vêm as águas. Além da Prefeitura, a Copasa também deverá atuar na região para evitar novos alagamentos.
Loíde Gonçalves cobrou também a realização de obras de drenagem na Antonio Bandeira. A esse respeito, a Sudecap informou que o estudo hidrológico inerente às intervenções analisa toda a bacia e assegurou que as soluções de engenharia a serem propostas estarão atentas ao problema apresentado pela vereadora.
Uma nova visita técnica deverá ser solicitada por Loíde Gonçalves, possibilitando que Sudecap, Diretoria de Gestão de Águas Urbanas, Copasa e todas as áreas técnicas envolvidas nas intervenções de drenagem e saneamento a serem implementadas no entroncamento das Avenidas Basílio da Gama e Saramenha, bem como nas regiões do entorno, possam analisar in loco os problemas e soluções para a área.
Superintendência de Comunicação Institucional