ARTICULAÇÃO

Vereadores começam a definir blocos partidários, bancadas e lideranças

Foram estabelecidas até esta quarta (8/1) dez bancadas e dois blocos partidários. Seis líderes já foram escolhidos

quarta-feira, 8 Janeiro, 2025 - 16:15
Plenário Amintas de Barros, com microfone em primeiro plano

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Os vereadores que tomaram posse no último dia 1º de janeiro na Câmara Municipal de Belo Horizonte já começaram a se movimentar para a formação de blocos partidários e para a definição de líderes de bancadas (agrupamento de, no mínimo, dois parlamentares de uma mesma representação). Até esta quarta-feira (8/1), foram formalizadas dez bancadas, além da feminina, composta pelas 12 parlamentares eleitas em 2024: Novo, Partido Progressista (PP), Partido Social Democrático (PSD), Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Partido dos Trabalhadores (PT), Podemos (Pode), Partido Renovação Democrática (PRD), Partido Liberal (PL), Republicanos e SDD, formada pelos partidos Solidariedade, Cidadania, Democracia Cristã, União Brasil, Verde e da Mobilização Nacional. Também foram definidos dois blocos partidários, o BH Democrática (PCdoB e PDT) e o BH Merece Mais (Avante e MDB). 

De acordo com o Regimento Interno, entre as prerrogativas dos líderes de bancadas ou de blocos partidários está o uso da palavra a qualquer momento durante a reunião do Plenário, por tempo não superior a cinco minutos, a fim de tratar de assunto relevante ou para responder a crítica dirigida à bancada que liderar – observadas regras regimentais, como a impossibilidade de usar esse direito durante discussão ou votação de proposição. Além disso, os líderes indicam os membros das comissões permanentes, de comissão parlamentar de inquérito e das comissões especiais. Podem ainda participar do Colégio de Líderes, que funciona como órgão consultivo, e apresentar emendas de 2º turno. 

Seis blocos e bancadas já definiram seus líderes:

  • Edmar Branco (PCdoB) será o líder do Bloco BH Democrática, que conta com Bruno Miranda (PDT) como vice-líder.
  • Loíde Gonçalves (MDB) é a líder do Bloco BH Merece Mais, composto ainda por Cleiton Xavier (MDB) e Juninho Los Hermanos (Avante).
  • Braulio Lara lidera a bancada do Novo, com Fernanda Pereira Altoé e Trópia
  • Pedro Patrus é o líder da bancada do PT, que conta também com Dr. Bruno Pedralva, Luiza Dulci e Pedro Roussef.
  • O líder da bancada do Podemos, que conta com Lucas Ganen e Professor Juliano Lopes, é José Ferreira. 
  • Irlan Melo lidera a bancada do Republicanos, da qual fazem parte também Arruda e Osvaldo Lopes.
     

Não há prazo regimental para a escolha de líderes e vice-líderes de bancadas e blocos. A exceção é em relação à Bancada Feminina, que deve indicar à Mesa Diretora o nome de sua líder até cinco dias após o início de cada sessão legislativa ordinária.

O Regimento Interno prevê ainda que o prefeito poderá indicar à presidência da Câmara um vereador para exercer a liderança de governo. 

Superintendência de Comunicação Institucional