Plenário

Câmara instala comissão especial de estudo para analisar drenagem de BH

Grupo irá discutir ações para prevenir enchentes e inundações na cidade, com atenção para atual contexto de emergência climática

quarta-feira, 2 Abril, 2025 - 18:00
Vereadores no Plenário Amintas de Barros

Foto: Dara Ribeiro/CMBH

O caso de duas adolescentes que foram arrastadas por uma enxurrada na região do Barreiro, no final de março, chocou a cidade e foi uma das motivações para o pedido de criação da Comissão Especial de Estudo sobre Drenagem Urbana, aprovado por unanimidade pelo Plenário nesta quarta (2/4). O grupo irá discutir não só as condições atuais de infraestrutura de drenagem de Belo Horizonte, mas ações para prevenir impactos de enchentes e inundações. Com cinco membros, a comissão será formada a partir da indicação dos líderes de cada um dos blocos parlamentares e bancadas da Câmara. A escolha deve ocorrer em cinco dias. 
 
Autor do requerimento, assinado também por outros 30 vereadores, o presidente da Casa, Professor Juliano Lopes (Pode), destacou a importância dos trabalhos para toda a cidade. “Apesar de o caso mais recente ter ocorrido na região do Barreiro, sabemos que Belo Horizonte inteira é afetada pelas chuvas e precisa de um estudo técnico detalhado sobre o problema”, afirmou. Ele lembrou que uma das adolescentes que se acidentaram em março continua internada, em estado grave. 
 
Emergência climática
 
Além das recentes chuvas intensas que afetaram diversas áreas de BH, com episódios de inundações e alagamentos, o requerimento leva em conta o atual contexto de emergência climática. De acordo com o texto do pedido, “especialistas apontam o aumento da intensidade e da frequência de eventos extremos, o que torna ainda mais urgente a busca por soluções eficazes para o manejo de águas pluviais e a gestão dos riscos associados”. 
 
Entre os objetivos do grupo, que poderá contar com a participação de especialistas e representantes da sociedade civil, está apontar as áreas mais vulneráveis a inundações e os pontos críticos de alagamentos, além dos fatores que contribuem para os problemas de drenagem urbana e os riscos à segurança da população. Ao agradecer a aprovação do requerimento, Juliano Lopes fez questão de ressaltar que a criação da comissão não é um ato de oposição ao prefeito em exercício, Álvaro Damião, mas uma forma “de auxiliar a Prefeitura a solucionar esse problema”.
 
Conscientização do Autismo
 
Alguns vereadores frisaram a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril. Dra. Michelly Siqueira (PRD) falou sobre a necessidade de ampliar a visibilidade e combater o preconceito em relação ao transtorno. “Tivemos ganhos consideráveis nos últimos anos, é verdade, mas precisamos avançar. Enquanto o acesso for privilégio de poucos, a luta pela inclusão tem de continuar”, disse. Ela ressaltou que a sede da Câmara Municipal será iluminada de azul para lembrar da relevância da conscientização. Neném da Farmácia (Mobiliza) chamou a atenção para aqueles que cuidam de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “Quero neste momento levar uma palavra de amor a quem desempenha essa função tão essencial”, falou. 
 
Vinte anos da morte de João Paulo II
 
O vigéssimo aniversário da morte do papa João Paulo II, canonizado pela igreja Católica, foi lembrado por Uner Augusto (PL). Ele destacou a importância do pontífice não só como líder espiritual, mas como “liderança contra o comunismo”. Para Uner, ele foi um dos principais responsáveis pela queda da Cortina de Ferro, expressão usada para designar a divisão da Europa em países capitalistas e socialistas, após a II Guerra. “Sua visita a BH, em 1980, marcou a história da cidade. São João Paulo II foi um defensor da vida, da família e da liberdade, que não poupou esforços para levar o evangelho aos quatro cantos do mundo”, afirmou.
 
Assista à íntegra da reunião.
 
Superintendência de Comunicação Institucional

22ª Reunião Ordinária: Plenário