Comissão de Orçamento vai debater obras na Avenida Pedro II
Via receberá faixas exclusivas para ônibus no lado direito da pista nos dois sentidos
Via receberá faixas exclusivas para ônibus no lado direito da pista nos dois sentidos
O custo das obras em execução na Avenida Dom Pedro II, região Noroeste da capital, e seus impactos para a população serão discutidos em audiência pública da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas nesta terça-feira (25/3). Requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), membro da Comissão, em caráter de urgência, o encontro reunirá representantes da Prefeitura, moradores e comerciantes da região às 13h, no Plenário Camil Caram.
Fazendo a ligação entre a região da Pampulha e o Centro, a Av. Pedro II corta diversos bairros e é uma das mais movimentadas da capital. Incluída inicialmente no projeto de implantação do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT), o chamado Move, a via receberá faixas exclusivas para ônibus no lado direito da pista nos dois sentidos, eliminando vagas de estacionamento e fechando ruas transversais de acesso à avenida. Segundo Gilson Reis, a Prefeitura iniciou as obras em janeiro sem consultar a população, gerando dúvidas e indignação.
No início do ano, juntamente com comerciantes e moradores da avenida, o parlamentar esteve no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitando a intervenção do órgão na elaboração de um acordo entre os afetados e a Prefeitura. Segundo Reis, os comerciantes temem que a dificuldade de acesso aos estabelecimentos, provocada pelas obras e posteriormente pelas faixas exclusivas, afugentem os clientes. De acordo com a Associação dos Proprietários e Comerciantes da Regional Noroeste de Belo Horizonte (Aprocom), serão extintas cerca de 600 vagas em frente aos estabelecimentos.
Participantes
Além de representantes dos Lojistas e Comerciantes e da Comissão de Moradores da via, são aguardados para debater o assunto o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Thiago Greco; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura e Superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), José Lauro Nogueira Terror; e a Promotora de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo, Cláudia Ferreira de Souza.
Superintendência de Comunicação Institucional