AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão de Orçamento vai debater obras na Avenida Pedro II

Via receberá faixas exclusivas para ônibus no lado direito da pista nos dois sentidos

sexta-feira, 21 Março, 2014 - 00:00
Via receberá faixas exclusivas para ônibus no lado direito da pista nos dois sentidos

Via receberá faixas exclusivas para ônibus no lado direito da pista nos dois sentidos

O custo das obras em execução na Avenida Dom Pedro II, região Noroeste da capital, e seus impactos para a população serão discutidos em audiência pública da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas nesta terça-feira (25/3). Requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), membro da Comissão, em caráter de urgência, o encontro reunirá representantes da Prefeitura, moradores e comerciantes da região às 13h, no Plenário Camil Caram.

Fazendo a ligação entre a região da Pampulha e o Centro, a Av. Pedro II corta diversos bairros e é uma das mais movimentadas da capital. Incluída inicialmente no projeto de implantação do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT), o chamado Move, a via receberá faixas exclusivas para ônibus no lado direito da pista nos dois sentidos, eliminando vagas de estacionamento e fechando ruas transversais de acesso à avenida. Segundo Gilson Reis, a Prefeitura iniciou as obras em janeiro sem consultar a população, gerando dúvidas e indignação.

No início do ano, juntamente com comerciantes e moradores da avenida, o parlamentar esteve no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitando a intervenção do órgão na elaboração de um acordo entre os afetados e a Prefeitura. Segundo Reis, os comerciantes temem que a dificuldade de acesso aos estabelecimentos, provocada pelas obras e posteriormente pelas faixas exclusivas, afugentem os clientes. De acordo com a Associação dos Proprietários e Comerciantes da Regional Noroeste de Belo Horizonte (Aprocom), serão extintas cerca de 600 vagas em frente aos estabelecimentos.

Participantes

Além de representantes dos Lojistas e Comerciantes e da Comissão de Moradores da via, são aguardados para debater o assunto o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Thiago Greco; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura e Superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), José Lauro Nogueira Terror; e a Promotora de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo, Cláudia Ferreira de Souza.

Superintendência de Comunicação Institucional